As vendas de chips para celulares devem crescer 5,5% neste ano, expansão que promete a continuar de forma acelerada nos próximos três anos, com aumento de 12% em 2013, segundo projeção da ABI Research. A consultoria aponta os processadores e os chips de conectividade – Bluetooth, GPS e Wi-Fi – como os principais impulsionadores das vendas, embora não divulgue valores absolutos.
Somente as vendas de chip de conectividade devem gerar receita 15% superior neste ano e seguir avançando até 2015, quando atingirá US$ 3,5 bilhões nos Estados Unidos. As vendas de chip para Wi-Fi, especificamente, deve alcançar US$ 1,4 bilhão nos Estados Unidos em 2015, registrando um crescimento anual composto de 14% entre 2010 e 2015.
Os chip para Bluetooth encerrão este ano com participação de 55% sobre o total de celulares, parcela que deve aumentar ao longo dos próximos anos, enquanto que a penetração de chip para GPS deve saltar de 23%, neste ano, para 45% em 2015.
Qualcomm, Texas Instruments e MediaTek, juntas, respondem por 80% do mercado mundial de chip para celulares, sendo que a Qualcomm é a líder do segmento.
- Mobilidade