Expandir o uso de serviços públicos oferecidos aos cidadãos por meio da internet é o desafio do governo eletrônico. A opinião do secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza. De acordo com ele, o governo eletrônico (e-Gov) brasileiro já atingiu a maturidade. O desafio, porém, diz o secretário, está na ampliação da rede de prestação de serviços do governo ao cidadão. "Precisamos intensificar modelos de autoatendimento e o acesso do cidadão, com muita facilidade e maior disponibilidade em termos geográficos", afirma.
A declaração de Souza foi feita durante o seminário sobre administração de recursos de TI, realizado nesta segunda-feira, 21, em Brasília. O Ministério do Planejamento apresentou a nova versão dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) e publicou a “Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sisp”. A versão 2012 do e-Ping esteve em consulta pública até o início deste mês. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de vinte contribuições da sociedade sobre como os padrões podem ser melhorados.
O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das tecnologias da informação e comunicações (TICs). Com a utilização do e-Ping, diferentes sistemas podem trocar informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas. Isso melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos. Na prática, a aplicabilidade dos padrões pode ser encontrada na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel, e na certificação digital. Já a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sisp reúne boas práticas em gerenciamento de ações de TI dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp).