Especialistas em empreendedorismo digital participam nesta sexta-feira, 23, do Papo de Negócio, uma mesa redonda virtual e gratuita promovida pelo Sebrae. Os interessados podem se inscrever na página do evento.
O Papo de Negócio funciona nos moldes dos MOOCs (sigla em inglês para cursos online abertos massivos), já experimentados em instituições de ensino superior norte-americanas, como Stanford, Harvard, MIT e Princeton.
Com a iniciativa, o Sebrae estreia no universo dos MOOCs. A mesa redonda funciona como entrevista coletiva durante cinco dias úteis. Os participantes da mesa são "entrevistados" pelo público.
Os debates focam temas como comércio eletrônico, aprendizagem pela web e desenvolvimento de games,
De acordo com o Sebrae, a dinâmica teve início no dia 14, com a publicação de um vídeo de cada palestrante com objetivo de incentivar o público a enviar perguntas para a "entrevista coletiva".
Diariamente, cada convidado responde às perguntas mais votadas pela plateia, por meio de vídeos postados em um canal do YouTube. .
Entre os debatedores, destaca-se Bel Pesce, brasileira que aos 24 anos de idade já comanda startups no Vale do Silício (EUA), uma trajetória que ela descreve no livro A Menina do Vale.
Participam também o fundador do portal Videolog, Edson Mackeenzy, e o empresário da Startup Farm, Felipe Matos.
"Essa forma de compartilhar experiência, com mais interação, mais proximidade e, ao mesmo tempo, possibilitando atingir um número grande de pessoas pela internet, é totalmente inovadora no Brasil", diz Matos.
Os internautas participantes recebem newsletter diária com a síntese das principais respostas dos convidados.
A ação envolve ainda interações por meio do Twitter e pelo serviço de fórum multimídia VoiceThread.