Com inteligência artificial, startup lança tecnologia para precificação de passagens rodoviárias

0

A startup Embarca, operadora digital para empresas de transporte, está lançando uma solução para precificação de passagens rodoviárias. Combinando algoritmos de inteligência artificial com informações de mercado, o Embarca. Pricing é uma tecnologia para as operadoras de ônibus serem mais competitivas nos preços.

Após investimentos que totalizam mais de R$ 28 milhões em desenvolvimento para o projeto completo da empresa, a ferramenta de precificação já vem sendo usada pelas empresas Expresso Princesa dos Campos, Viação Garcia, Santo Anjo e Brasil Sul, que possuem linhas gerenciadas pela plataforma Embarca.

Com seu lançamento oficial, a solução fica disponível, dentro do modelo de PaaS – plataforma como serviço –, para que demais empresas do setor possam otimizar a sua estratégia de vendas. A ferramenta também tornará as passagens rodoviárias mais econômicas, com até 50% de desconto para o usuário, quando eles estiverem dispostos a comprar com antecedência de pelo menos 15 dias.

"O objetivo é oferecer uma ferramenta para as companhias do segmento serem mais competitivas na sua estratégia de precificação dentro de um setor bastante competitivo, além de ajudar o consumidor a encontrar melhores preços. Com o seu lançamento, esperamos crescer em 700% no número de companhias utilizando a solução" explica o CEO da Embarca, Felipe Gulin.

Apesar de valores abaixo do aéreo, o custo das passagens de viagens rodoviárias também é influenciado pela demanda, sazonalidade e fluxo. Por conta disso, a solução desenvolvida pela Embarca combina essas variáveis, de forma automática, com fatores como a probabilidade de venda, informações de mercado e elasticidade – processo todo automatizado por um pacote de algoritmos, incluindo rede neural.

"O algoritmo tem como objetivo identificar o melhor preço naquele momento para cada trecho, dia e horário, fazendo o ajuste automaticamente caso necessário. O preço pode diminuir caso a companhia opte por vender mais, focando na ocupação, mas ainda assim maximizando a receita total do ônibus, por exemplo", explica o Data Head de Embarca, Alvaro Justus.

Plataforma digital

A Embarca é uma startup especializada em desenvolver soluções para mobilidade e se tornou no último ano um dos maiores marketplaces de passagens de ônibus do Brasil, reunindo 61% das companhias nacionais do segmento. Além do marketplace, a Embarca atua também como uma plataforma digital completa para operadoras de transporte, responsável por toda a estratégia comercial e jornada do cliente em áreas como venda, marketing e logística das operadoras de transporte, que também contam com a tecnologia de precificação da startup.

"As empresas de ônibus são extremamente operacionais e isso não condiz mais com as necessidades do passageiro que está cada vez mais digitalizado, por isso estamos criando soluções que tragam mais tecnologia e inteligência para ajudar as empresas do setor a terem mais atratividade e competitividade frente ao novo perfil dos novos consumidores. Quem está dentro da plataforma Embarca garante um serviço mais completo, mas entendemos que é preciso estender o serviço de precificação inteligente para todo o mercado no formato de PaaS", explica Gulin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.