Após um período em que realizou uma série de aquisições estratégicas de empresas do mercado de internet de banda larga fibra, o Grupo Alloha Fibra, maior provedora independente de fibra óptica do Brasil, avançou de forma decisiva na integração de suas operações, incluindo reestruturação societária, integração de sistemas e a consolidação de 9 marcas comerciais em duas: a Giga+ Fibra, que atenderá todo segmento B2C (e também o B2B sob marca Giga+ Empresas); e a Wire+ para atender o mercado B2B, focando em crescimento.
Esse movimento foi realizado na gestão de Lorival Luz, que após ocupar a presidência executiva do Conselho de Administração da Alloha, passou a comandar a operadora como CEO desde agosto, com o objetivo de acelerar seu crescimento e o seu plano de expansão.
Com as mudanças, a empresa se mantém como uma holding operacional, com flexibilidade para explorar novos negócios, e já pôde observar um aumento gradual de suas margens. A empresa também planeja dobrar até 2025 o número de assinantes, que hoje é de mais de 1,5 milhão de clientes em todo País, atingir R$ 1bi de EBITDA e projeção de passar dos atuais 42% de margem EBITDA para cerca de 50% ao final do segundo trimestre, além de atuar como consolidadora no mercado.
Nessa reestruturação, a primeira e mais importante etapa foi realizada em 46 dias, com a conclusão do processo de "roll-up" dos acionistas minoritários, fortalecendo a estrutura acionária da Alloha Fibra e a tornando mais sólida. Esse movimento reduziu de 24 para 4 o número de empresas integrantes do grupo, sendo uma estratégia essencial para impulsionar os ganhos substanciais na gestão da Alloha Fibra. A eB Capital, uma das mais relevantes gestoras de investimentos alternativos do País, continua como principal acionista do grupo, destacando seu comprometimento com o sucesso e a expansão da Companhia no mercado.
Outra mudança significativa é a integração de todos os seus sistemas operacionais e de tecnologia de forma centralizada. Antes disso, a empresa operava com mais de 350 sistemas descentralizados, o que dificultava a comunicação e a eficiência. Com a nova arquitetura, a Alloha Fibra reduzirá para menos de um terço o número de sistemas em uso, visando otimizar processos e recursos, bem como proporcionar uma experiência unificada aos assinantes. Isso agilizará o atendimento e a implementação de novas funcionalidades, resultando em tempos de resposta reduzidos para solicitações, como agendamentos e reparos, por exemplo.
Divisão em duas Unidades de Negócios: B2B e B2C
Em substituição ao modelo anterior, que tinha 9 marcas comerciais em três polos regionais de atuação, o Grupo Alloha Fibra reorganizou o negócio em duas unidades: B2C, voltado para vendas diretas ao consumidor por meio da marca Giga+ Fibra; e B2B, com a Giga+ Empresas, que atenderá os clientes corporativos, operadoras e ISPs, e a Wire+, focada no B2B no Norte e Nordeste.
O executivo Alexandre Lovecchio irá liderar a frente de B2C enquanto Fabio Abreu estará focado na vertical B2B, ambos reportando diretamente a Lorival Luz como vice-presidentes da Companhia.
Com o novo desenho, a empresa espera crescer de forma sustentável e consistente, garantindo eficiência, rentabilidade, além de melhorar a experiência dos clientes. A unidade B2C ampliará e diversificará ainda mais o portfólio de produtos e serviços, além de trazer mais digitalização e autosserviços no atendimento. No segmento B2B, o objetivo é reforçar a estrutura de redes e expandir nacionalmente.
Marcas Giga+ Fibra e Wire+
A empresa está unificando suas marcas comerciais voltadas ao consumidor final (Sumicity, Giga+ Fibra, Click Telecom, Univox Fibra, VIP Telecom, Niufibra, Ligue Telecom e Mob Telecom) em uma única, a Giga+ Fibra. A mudança acontecerá de forma faseada com conclusão já nos próximos 6 meses, gerando ganhos financeiros relevantes, além de passar a ter uma marca forte de abrangência nacional.
No segmento B2B, a Giga+ Empresas será voltada para atender o mercado corporativo, ofertando soluções para ISPs, operadoras, governo e empresas, como tecnologias, segurança digital entre outras. Além disso, a Alloha Fibra mantém em seu portifólio a marca Wire+ focada no mercado B2B no Norte e Nordeste. A nova formatação traz uma série de benefícios, como a simplificação da comunicação com os clientes e o fortalecimento da imagem da empresa no mercado.
"Temos um objetivo claro que é contribuir com a digitalização do Brasil por meio da melhor internet fibra. Assim, decidimos estar sob a imagem de uma única marca, a Giga+ Fibra, que traz na sua essência a missão de conectar mais pessoas, com proximidade e ajudando a transformar a nossa sociedade e o nosso país, ao passo que temos também a Wire+, uma marca forte no B2B no Norte e Nordeste. Ambas transmitem a essência do nosso propósito de levar mais qualidade na entrega do nosso serviço e mais facilidade nas relações com os nossos clientes", celebra Lorival Luz, CEO da Alloha Fibra.