A Unicred, instituição financeira cooperativa, juntamente com a Zallpy, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para empresas de grande porte, estão com as inscrições abertas para o Go <Tech>, programa remunerado para a formação de profissionais de TI e inserção no mercado de trabalho, para inserção nos times de produtos da Unicred do Brasil.
São 14 vagas abertas e as inscrições para o processo seletivo vão do dia 13/11 até 03/12, exclusivamente pelo site gotechunicred.gupy.io. Para participar, o interessado precisa estar cursando ensino superior na área de tecnologia e possuir noções básicas de lógica de programação. Também é necessário ter disponibilidade para frequentar os encontros presenciais em Porto Alegre (RS) durante a duração do programa.
O Go <Tech> oferece uma formação completa focada em desenvolvimento. O programa, que tem duração de 12 meses, é dividido em três etapas: nas duas primeiras, com três meses cada, os participantes realizam um estágio, sendo a primeira fase de capacitação técnica e a segunda uma imersão prática em produtos digitais. Na terceira e última etapa, eles passam a atuar como Trainees na área de desenvolvimento, com atuação prevista de seis meses. Os selecionados também têm a oportunidade de promoção para posições de Junior na área de atuação ao final do programa.
A primeira edição do Go <Tech> ocorreu entre 2022/2023 e, contou com aproximadamente 300 inscritos para 14 vagas com atuação em desenvolvimento mobile, sendo considerado um sucesso pelos organizadores.
De acordo com o Diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred, Luis Augusto Soares Schüler, o Go <Tech> é uma iniciativa pioneira na integração entre estudantes e o mercado de trabalho de tecnologia. "O programa beneficia tanto os novos talentos, que buscam por qualificação e pela oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, quanto nós, da Unicred e Zallpy, que apoiamos e buscamos cada vez mais profissionais capacitados", afirma.
O setor de TI é um dos mais promissores e dinâmicos da economia brasileira, com perspectivas de expansão acima da média regional. De acordo com a IDC Brasil, uma das principais empresas de consultoria e inteligência de mercado do mundo, o segmento deve registrar um crescimento no Brasil de 7,6% até o final de 2023, superando outros países da América Latina. Esse cenário representa uma grande oportunidade para os profissionais de TI, que têm uma demanda crescente por qualificação e atualização.
No entanto, o País ainda enfrenta um desafio para suprir essa necessidade, pois há um déficit de mão de obra qualificada na área. Segundo a BRASSCOM, associação que representa as empresas de tecnologia da informação e comunicação no país, serão necessários cerca de 420 mil profissionais de TI até 2024, mas apenas 53 mil são formados anualmente.