Os segundos de espera pela mensagem "pagamento aprovado" estão cada vez mais curtos. Por trás de cada transação há um fluxo complexo de dados, que depende de tecnologias de pagamentos robustas e integração entre diferentes entidades. Com a transformação digital, o presente e o futuro dos pagamentos estão sendo redefinidos pela inteligência artificial e o uso de dados. Essas tecnologias estão se tornando recursos cada vez mais valiosos, e as empresas que estiverem preparadas poderão alcançar um novo nível de eficiência, segurança e personalização nos negócios.
Grandes marcas, como 99 e HDI Seguros, já adotam uma tecnologia de pagamentos com IA. No caso da primeira, plataforma de mobilidade urbana líder em cobertura no Brasil, foram recuperadas mais de 300 mil transações legítimas que seriam negadas em apenas dois meses. Já para a HDI Seguros, um dos maiores players do setor no país, a IA gerou incremento de R$ 2,4 milhões em receita anual. Resultados possíveis devido à capacidade da IA em identificar, em milésimos de segundo, as melhores estratégias de otimização em todas as etapas do fluxo de pagamentos.
Segurança e experiência caminhando juntas
De acordo com o Relatório Varejo, uma pesquisa realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), 43% dos consumidores brasileiros e mais da metade dos varejistas (50,52%) sofreram perdas significativas com fraudes em 2023. Nesse contexto, entram em cena algoritmos sofisticados de IA para identificar padrões suspeitos e prevenir fraudes, bloqueando transações mal-intencionadas e garantindo a aprovação de compras legítimas.
Isso acontece porque a inteligência artificial avalia e classifica o risco de cada transação, com base em informações como localização, método de pagamento, item comprado e valor da compra, todas anonimizadas e seguindo as normas da LGPD. Esses dados são analisados e contrastados com o padrão transacional de cada empresa, garantindo melhores taxas de aprovação dos pagamentos e redução de risco, reduzindo chargebacks e fraudes.
E mais: sistemas baseados em IA se retroalimentam. Ao final do processo, ele reaprende as estratégias mais eficientes e implementa melhorias para as transações seguintes. Isso proporciona processamentos mais ágeis, eficientes e seguros, para que as empresas foquem nas demais áreas estratégicas para o negócio e para a experiência do cliente.
A tendência é que a análise de dados de pagamentos com IA tenha um papel ainda mais ativo na previsão de comportamentos e adaptação em tempo real às necessidades dos consumidores. A tecnologia permite isso porque, baseada em um alto volume de dados estruturados, ela ajuda a entender padrões de comportamento e a criar jornadas de compra mais assertivas e personalizadas. Com essas avaliações, os varejistas conseguem identificar os métodos de pagamento e canais de venda mais apropriados ou ajustar estratégias de preço e fidelização em períodos de alta demanda, como Black Friday.
A melhor IA é a que traz resultado
Apesar do enorme potencial transformador da IA, sua aplicação precisa fazer sentido para cada empresa. Debaixo desse guarda-chuva semântico, existem diferentes modelos, como aprendizagem de máquina, deep learning e IA generativa. Vale a pena avaliar a complexidade de implementação versus os resultados de cada estratégia e escolher o que melhor funciona para o seu negócio. Não existe regra infalível ou uma única solução que atenda a todos.
À medida que os pagamentos continuam a evoluir, o diferencial competitivo estará na capacidade das empresas de agregar valor a partir dos dados. As empresas que adotarem essa tecnologia de maneira consciente e estratégica estarão preparadas para liderar a próxima era dos pagamentos, proporcionando uma experiência mais eficiente, segura e personalizada para seus clientes.
Thais Fischberg, Presidente da Adyen para América Latina.