Mais de 1 milhão de tentativas de fraude foram evitadas em julho

0

De acordo com dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, foram evitadas, por meio de suas tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes, 1.029.466 tentativas de fraude em julho. O montante representa aumento de 25,8% em comparação com o mesmo período de 2023 e é o segundo maior número registrado em 2024 até agora. A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o país.

Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico a seguir:

Ainda de acordo com o indicador, 58,1% das tentativas de fraudes evitadas em julho foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais; 31,9% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e 10,1% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.

De acordo com o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as ferramentas de proteção estão cumprindo seu papel, mas empresas e consumidores devem seguir alertas. "A proteção à fraude deve ser constante, uma vez que os criminosos se atualizam constantemente, buscando novas maneiras de concretizar os golpes. Portanto, é crucial que as empresas continuem investindo significativamente em soluções antifraude, tornando-as cada vez mais robustas e eficazes", ressalta Rocha. O executivo acrescenta que a conscientização e a educação do consumidor sobre práticas seguras são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças.

Na visão por setores das fraudes evitadas em julho, "Bancos e Cartões" foi o segmento em que houve mais registros (52,9%) e "Varejo" o segmento com a menor recorrência (2,0%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:

Sudeste e Sul lideram tentativas de fraudes
Os estados com maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (29,2%) e o Rio Grande do Norte com o menor (23,3%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual:

Tentativas a cada milhão de habitantes

O indicador também trouxe a visão de que ocorreram, em média, 4.199 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SP, SC, PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir:

Fonte: Serasa Experian

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:

· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

· Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

· Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

· Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

· Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

· Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

· Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:

· Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa..

· Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

· Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

· Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

· Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.