A versão 1.5 da arquitetura e-Ping (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) já está disponível no endereço www.eping.e.gov.br. O documento atualiza as especificações técnicas contidas na versão 1.0 e faz uma revisão dos cinco segmentos que compõe essa arquitetura: interconexão; segurança; meios de acesso; organização e intercâmbio de informações; e áreas de integração para governo eletrônico.
A novo release também traz ajustes na estrutura do texto, além de alterações nas especificações, como protocolos e normatizações, que sofreram mudança no decorrer deste ano. Foram incluídos, ainda, novos itens como, por exemplo, padrões de documentos no capítulo estações de trabalho.
Para 2006, serão complementadas especificações hoje existentes e será ampliada a divulgação dos padrões de interoperabilidade junto aos órgãos do governo por meio da realização de seminários técnicos e participação em eventos.
A arquitetura e-Ping define políticas e especificações técnicas que possibilitam, mesmo para sistemas com aplicações diferentes, a geração e troca de informações em tempo real. Também estabelece as condições de interação do governo federal com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
A coordenação da e-Ping está cargo do Ministério do Planejamento, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo Eletrônico.