Os acionistas da Marconi Corporation aprovaram nesta quarta, 21/12, a proposta da Ericsson de aquisição dos negócios de telecomunicações da companhia, anunciada no final de outubro passado.
Na terça-feira, o negócio, que deve render à Marconi cerca £1,2 bilhão (aproximadamente US$ 2,1 bilhões), recebeu o sinal verde da autoridade reguladora da competição da Comissão Européia.
Faltam agora apenas alguns ajustes com os sindicatos trabalhistas, mas a Ericsson prevê que a transação será efetivada em 1º de janeiro do próximo ano e os negócios adquiridos passarão a constar no balanço consolidado da empresa no primeiro trimestre de 2006.
O objetivo do acordo é fortalecer a posição da Ericsson em transmissão e redes de próxima geração, levando a um aumento de vendas da ordem de £1 bilhão (aproximadamente US$ 1,75 bilhão) e contribuir positivamente para o balanço a partir de 2007.
O acordo não inclui os escritórios da Marconi no Reino Unido e Alemanha. As principais linhas de produtos que a Ericsson incorporará são as plataformas ópticas, o negócio de redes de acesso banda larga e rádio, a parte de softswitches, a divisão de equipamentos de redes de dados e as atividades de serviços de telecomunicações.
Tudo representa cerca de 75% das atividades da Marconi.