Manter seu parque tecnológico funcionando 24 horas durante os sete dias da semana foi a principal razão que levou o Banco Central do Brasil a atualizar a rede do banco em Brasília, assim como nas regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Responsável por um leque de serviços vitais para o sistema financeiro, a rede do Bacen já vinha dando sinais de que estava próxima de atingir seu limite de capacidade, daí a decisão de modernizá-la.
?Qualquer problema no nó tecnológico do banco travaria a economia. Nosso trabalho precisa ter fôlego para suportar os momentos de pico no sistema?, afirma José Felix Mendonça, chefe-adjunto de unidade do Bacen responsável por infra-estrutura.
Na sede, a atualização não foi apenas uma expansão da capacidade, mas também uma mudança de tecnologia no núcleo da rede, que migrou de ATM para Gibabit Ethernet. Foi realizada também q modernização de parte dos equipamentos de perímetro, que será concluída no ano que vem. Todo o trabalhado foi realizado pela Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, que, após um processo de licitação, foi escolhida para atualizar a rede tanto em Brasília quanto nas regionais do Rio e de São Paulo.
Além dos serviços relacionados à instalação e manutenção das redes, a Cimcorp desenvolveu um modelo de suporte mais transparente para o Bacen. ?Trata-se de um tipo de aluguel com valor agregado. Em vez de vender uma rede, oferecemos um posto informatizado que abrange o desenvolvimento da rede, sua instalação, colocação das máquinas, gestão, monitoramento do processo e as atualizações necessárias?, revela o presidente da Cimcorp, Tadeu Fucci.
O Bacen funciona como um nó central de várias redes. A primeira delas é a sua própria rede de longa distância, que interliga as nove unidades regionais, além de funcionar como uma extensão da rede local.
Conforme conta Mendonça, a sede em Brasília possui uma infra-estrutura de TI diferenciada, porque conta com um site principal e outro alternativo que fica no centro de treinamento. ?Para permitir que façamos os espelhamentos dos dados, em sincronia e em tempo real, é necessário uma estrutura que estenda a rede local na velocidade necessária?, explica Mendonça.
O executivo revela que em 2002 contratou uma solução para fazer a extensão dos canais de fibra óptica até o site de contingência. Isso foi necessário porque, como o Bacen atua como ponto central do Sistema de Pagamentos Brasileiro, havia a necessidade de se conectar à rede interbancária mundial Swift e também o acesso à Infovia, que é o backbone de fibra óptica da administração federal. ?Nossa infra-estrutura de rede está voltada para atender às expectativas de um banco que desempenha um papel fundamental na economia brasileira. A TI é a verdadeira estrela do Bacen?, diz Mendonça.
A Cimcorp mantém ainda um contrato de manutenção para a rede em Brasília. Fucci, o presidente da companhia, ressalta que há um crescimento natural da demanda de processamento de rede. ?Além disso, os requisitos de disponibilidade, segurança e qualidade do serviço são determinantes. Há muito espaço para crescer nestes mercados?, afirma.