BC atualiza rede e migra de ATM para Gibabit Ethernet

0

Manter seu parque tecnológico funcionando 24 horas durante os sete dias da semana foi a principal razão que levou o Banco Central do Brasil a atualizar a rede do banco em Brasília, assim como nas regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Responsável por um leque de serviços vitais para o sistema financeiro, a rede do Bacen já vinha dando sinais de que estava próxima de atingir seu limite de capacidade, daí a decisão de modernizá-la.

?Qualquer problema no nó tecnológico do banco travaria a economia. Nosso trabalho precisa ter fôlego para suportar os momentos de pico no sistema?, afirma José Felix Mendonça, chefe-adjunto de unidade do Bacen responsável por infra-estrutura.

Na sede, a atualização não foi apenas uma expansão da capacidade, mas também uma mudança de tecnologia no núcleo da rede, que migrou de ATM para Gibabit Ethernet. Foi realizada também q modernização de parte dos equipamentos de perímetro, que será concluída no ano que vem. Todo o trabalhado foi realizado pela Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, que, após um processo de licitação, foi escolhida para atualizar a rede tanto em Brasília quanto nas regionais do Rio e de São Paulo.

Além dos serviços relacionados à instalação e manutenção das redes, a Cimcorp desenvolveu um modelo de suporte mais transparente para o Bacen. ?Trata-se de um tipo de aluguel com valor agregado. Em vez de vender uma rede, oferecemos um posto informatizado que abrange o desenvolvimento da rede, sua instalação, colocação das máquinas, gestão, monitoramento do processo e as atualizações necessárias?, revela o presidente da Cimcorp, Tadeu Fucci.

O Bacen funciona como um nó central de várias redes. A primeira delas é a sua própria rede de longa distância, que interliga as nove unidades regionais, além de funcionar como uma extensão da rede local.

Conforme conta Mendonça, a sede em Brasília possui uma infra-estrutura de TI diferenciada, porque conta com um site principal e outro alternativo que fica no centro de treinamento. ?Para permitir que façamos os espelhamentos dos dados, em sincronia e em tempo real, é necessário uma estrutura que estenda a rede local na velocidade necessária?, explica Mendonça.

O executivo revela que em 2002 contratou uma solução para fazer a extensão dos canais de fibra óptica até o site de contingência. Isso foi necessário porque, como o Bacen atua como ponto central do Sistema de Pagamentos Brasileiro, havia a necessidade de se conectar à rede interbancária mundial Swift e também o acesso à Infovia, que é o backbone de fibra óptica da administração federal. ?Nossa infra-estrutura de rede está voltada para atender às expectativas de um banco que desempenha um papel fundamental na economia brasileira. A TI é a verdadeira estrela do Bacen?, diz Mendonça.

A Cimcorp mantém ainda um contrato de manutenção para a rede em Brasília. Fucci, o presidente da companhia, ressalta que há um crescimento natural da demanda de processamento de rede. ?Além disso, os requisitos de disponibilidade, segurança e qualidade do serviço são determinantes. Há muito espaço para crescer nestes mercados?, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.