A Motorola, terceira maior fabricante mundial de telefones celulares, divulgou nesta quarta-feira (23/1) os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2007. O lucro líquido da companhia no trimestre foi de US$ 100 milhões (US$ 0,04 por ação), o que representa uma queda de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a empresa apresentou ganho de US$ 623 milhões (US$ 0,25 por ação). A receita da empresa também caiu, 18% na comparação entre os dois períodos, de US$ 11,79 bilhões para US$ 9,65 bilhões.
No consolidado do ano, a Motorola teve uma perda líquida de US$ 49 milhões (US$ 0,02 por ação) na comparação com um lucro de US$ 3,67 bilhões (US$ 1,46 por ação) registrados em 2006. Receita anual diminuiu 15%, de US$ 42,8 bilhões para US$ 36,6 bilhões.
O novo CEO da Motorola, Greg Brown, que assumiu este mês após a saída de Ed Zander da companhia, que sob seu comando atravessou quatro anos de resultados positivos, reconheceu que o plano que havia arquitetado para colocar a empresa de volta aos trilhos não está funcionando. Ele disse que a participação da Motorola no mercado global, que já caiu 13% no ano passado, continua a declinar.
?A procura por alguns de nossos produtos tem se retraído com o acirramento da competição no mercado?, disse ele em conferência com analistas. ?Ainda temos algumas lacunas em nosso portfólio, especialmente em áreas que estão experimentando altas taxas de crescimento, como a 3G, e em mercados emergentes como o da China, entre outros.?
As projeções para este primeiro trimestre, que vai até março, também não são nada animadoras. A companhia prevê prejuízo em operações continuadas entre US$ 0,05 e US$ 0,07 por ação.