Seguindo a tendência do mercado de TI, a IBM passará a oferecer o LotusNotes, pacote que reúne soluções de colaboração e redes sociais, na modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Para isso, a IBM lançou o LotusLive, que é baseado em cloud computing.
Para aumentar a penetração da sua oferta no mercado, a empresa fechou parceria com a SAP e com a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry.
Os anúncios foram feitos durante o Lotusphere 2009, evento anual da companhia voltado para a linha de software Lotus, realizado em Orlando (EUA).
Cálculos da IBM apontam que o mundo terá 1 bilhão de usuários de internet móvel até 2011 e ocorrerá uma mudança significativa na próxima década no modo pelo o qual a maioria das pessoas interagem com a web.
Para aproveitar essa oportunidade de mercado, a IBM e a RIM fecharam acordo para que novas funcionalidades do Lotus serão embarcadas em BlackBerrys.
Entre as novas aplicações que passam a ser disponibilizadas nos smartphones da RIM estão o acesso a documentos, apresentações e planilhas do IBM Lotus Symphon; acesso ao software Lotus Quickr baseado em web 2.0; acesso ao Lotus Connections para conexão com blogs e comunidades; e acesso ao Lotus Sametime, que possibilitará a realização de webconferências a partir do BlackBerry.
Já a parceria entre a IBM e a SAP prevê o lançamento em conjunto do software Alloy, previsto para março próximo. O Alloy conecta o software IBM Lotus Notes com a linha da SAP, unindo os milhares de clientes em comum das empresas.
A IBM anunciou, ainda, acordos com a Skype, para integração das funcionalidades de voz e vídeo do Skype com o LotusLive, e com a LinkedIn, para integração dos mais de 34 milhões de profissionais do LinkedIn com o IBM Lotus Notes, Lotus Connections e LotusLive.
- Nova estratégia