Em 2009 teve início o projeto de expansão e ampliação da rede de dados da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (CODERP), visando otimizar a comunicação entre os órgãos públicos municipais. Para que o projeto acontecesse, foi escolhida a D-Link, especialista em soluções de redes, segurança, armazenamento de dados e vigilância IP.
A união entre a CODERP e a D-Link aconteceu por meio da Omicrom Sistemas, uma parceira de implementação local, que avaliou o cenário da empresa e apresentou a linha de produtos e soluções tecnológicas da D-Link. Desde então, a parceria busca modernizar os sistemas de informações de Ribeirão Preto, abrangendo a gestão de áreas públicas e privadas e serviços para atendimento ao cidadão ribeirão-pretano.
De acordo com o Diretor de TI da CODERP, Mauro Rosa Peixoto, a D-Link foi a única empresa que conseguiu suprir todas as necessidades técnicas do processo, além de manter também o investimento em um patamar viável. Para que boa parte do município tenha livre acesso ao programa, a solução é composta por 400 equipamentos D-Link, solução oferecida pela empresa para obter um gerenciamento mais preciso e efetivo na rede.
O projeto
O pontapé inicial para o projeto alavancar foi a demanda por links de velocidades maiores, levando em consideração a melhoria de desempenho e praticidade da rede, além de maior evolução da tecnologia dos produtos.
Antes, a comunicação entre os órgãos públicos municipais era realizada por meio de links com alto custo mensal e de baixa transmissão, contratados por operadora, o que não permitia a inserção de novos projetos, como VoIP ou transmissão de imagens em tempo real. Agora, a rede de comunicação foi dividida por módulos, tornando-se uma ferramenta rápida, eficiente e essencial para o projeto “Ribeirão Digital”.
Ribeirão Digital
O projeto “Ribeirão Digital” foi desenvolvido pela CODERP, e teve início em junho de 2009. O programa tem por objetivo modernizar a comunicação com a implantação de internet gratuita (WiFi) em diversas regiões da cidade. Por isso, está em constante aprimoramento e já fez inúmeras mudanças no cenário de Ribeirão.
Antes, a administração municipal contava com apenas 2 mil metros de fibra ótica própria lançada na cidade. Hoje, existem 100 km de fibra ótica própria, interligando 67 localidades a 1Gbps de velocidade em 104 unidades educacionais. A conexão é feita por tecnologia de transmissão via rádio, com velocidades entre 3 Mbps e 6 Mbps.
O sistema possibilita que qualquer internauta, munido de um equipamento que dispõe de tecnologia wireless (sem fio, como celular e notebook), possa navegar de forma gratuita e segura – há bloqueio para navegação em sites inapropriados – em parques municipais e até no Mercado Municipal.
- Inovação