Embora os consumidores americanos tenham feito mais compras online no fim do ano, com a chegada do Natal e das férias, a média de gastos no comércio eletrônico nos Estados Unidosdiminuiu, de acordo com dados da consultoria Chase Paymentech, que analisa informações das 50 principais empresas americanas de e-commerce. As informações são do All Things Digital, blog de tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal.
Segundo a pesquisa, entre novembro e dezembro de 2011, o número de transações online cresceu 37% , mas as vendas não aumentaram na mesma proporção, com expansão 25%. Além disso, o estudo revela que o valor do tíquete médio diminuiu 9%. As exceções são para os setores de vestuário e calçados, cujas compras subiram 6%, e o de brinquedos, cujo aumento foi de 10%, ano sobre ano.
Para a consultoria, a queda se deu por várias razões como a crescente procura por mídias digitais – vídeos, jogos, filmes etc. –, mais baratas que os produtos tradicionais; a queda nos preços dos eletrônicos como tablets e TVs; e a maior oferta de frete grátis, em que o consumidor não tem a necessidade de comprar certa quantidade de produtos para atingir o valor de isenção do transporte.
Ainda de acordo com o estudo, os consumidores têm buscado o comércio online mais para os gastos do dia a dia, em vez de utilizá-lo para compras de itens mais caros.