O YouTube, site de vídeos online do grupo Google, registrou aumento de 25% na transmissão de vídeos nos últimos oito meses, atingindo 4 bilhões de vídeos transmitidos todos os dias. Segundo a empresa, cerca de 60 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto, em comparação com as 48 horas em maio último. As informações são da agência de notícias Reuters, que menciona como fonte a própria empresa de buscas.
Por trás dessa expansão estaria a estratégia do Google de levar o site de vídeos para além do ambiente de PCs, atingindo os usuários também por meio de celulares inteligentes (smartphones) e televisores. Além disso, a empresa teria centrado foco no aumento do volume de conteúdo com qualidade profissional.
Embora o YouTube tenha se tornado uma das principais oportunidades de geração de receitas do grupo, além do marketing de buscas, a informação passada à Reuters é que a maioria dos 4 bilhões de vídeos que rodam em todo o mundo, todos os dias, ainda não fazem dinheiro para o grupo. Por semana, 3 bilhões de vídeos são monetizados, segundo informa a agência.
Recentemente, a empresa reformulou o site de vídeos para comportar canais especializados e anunciou uma série de parcerias para diferentes tipos de conteúdo, incluindo acordos com os cantores americanos Madonna e Jay-Z, e com a companhia Thomson Reuters, para criação de um canal de TV Reuters para o website.
O YouTube foi adquirido pelo Google em 2006, por US$ 1,65 bilhão.