O Gartner anuncia que sistemas de Inteligência Artificial (AI) estão se tornando tão sofisticados que vão gerar múltiplas forças disruptivas, mudando até a maneira como interagimos com as tecnologias pessoais. Pesquisa feita pela consultoria prevê que, até 2022, os dispositivos pessoais saberão mais sobre o estado emocional de um indivíduo do que sua própria família.
"A Inteligência Artificial com recursos emocionais e a computação afetiva permitirão que os objetos do dia-a-dia detectem, analisem, processem e respondam aos humores e aos estados emocionais das pessoas, para assim proporcionar uma melhor relação e uma experiência ainda mais personalizada", afirma Roberta Cozza, diretora de Pesquisa do Gartner. "Para permanecer relevante, os fornecedores de tecnologia devem integrar a AI em todos os aspectos de seus dispositivos, ou enfrentar a marginalização", diz.
O Gartner acredita que a onda atual de sistemas de Inteligência Artificial de emoção está sendo conduzida pela proliferação de assistentes pessoais virtuais (VPAs) e outra tecnologia baseada em AI para sistemas de conversação. A analista destaca que, até que uma segunda onda emerja, a tecnologia AI adicionará mais e mais valores nos cenários de experiências do cliente, incluindo software educacional, videogames, software de diagnóstico, de desempenho atlético, de saúde e carro autônomo.
Até 2021, 10% dos usuários de dispositivos vestíveis terão mudado os seus estilos de vida e, assim, aumentarão suas expectativas de vida em uma média de seis meses.
À medida que os sistemas de emoção de AI evoluam, existe um enorme potencial para aumento do uso de dispositivos especializados, como pulseiras médicas, que podem antecipar condições que ameaçam a vida e facilitar um sistema de resposta precoce para problemas de saúde. Ao mesmo tempo, aplicativos especiais também estão sendo desenvolvidos para serviços de diagnóstico e terapia que ajudarão a reconhecer condições como depressão ou ajudar crianças com autismo.
"Mesmo um dispositivo vestível básico poderá ter um impacto positivo na saúde das pessoas ", afirma Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "Estamos vendo um número crescente de usuários que mudam ativamente seu comportamento para melhor, por meio da adoção de um dispositivo vestível. Não é só isso que pode ter uma influência benéfica sobre a quantidade de funções que eles possam executar, mas há evidências de que um ou dois em 10 smartwatch (relógio inteligente) e faixas fitness de usuários descubram um problema como a apneia do sono ou arritmia cardíaca com o uso do dispositivo".
Até 2020, 60% dos vendedores de dispositivos de tecnologia pessoal usarão serviços de Nuvem de AI de terceiros para melhorar a funcionalidade e os serviços.
As tecnologias de AI baseadas em Nuvem estão gerando experiências convincentes em uma variedade de dispositivos conectados. As ofertas de Nuvem das grandes empresas tecnológicas, como Google, Microsoft, Amazon, Tencent, Baidu e IBM, estão começando a proliferar devido aos seus atraentes modelos de custo, integração de fácil usabilidade e potencial para criar serviços complexos. Um grande catalisador para os fornecedores de dispositivos para usar os serviços de Nuvem de AI é o aumento do uso de VPAs e tecnologias de linguagem natural, assim como a adoção de dispositivos sem tela como o Amazon Echo e o Google Home também estão crescendo.
Até 2022, a tecnologia de segurança que combina aprendizagem de máquinas, biometria e comportamento do usuário reduzirá senhas que representarão menos de 10% de todas as autenticações digitais.
A autenticação simples baseada em senha irá se tornar cada vez menos efetiva para dispositivos pessoais. Mesmo a tecnologia biométrica que é popular atualmente para autenticação de impressão digital possui uma taxa de sucesso de apenas 75%, devido a algumas contaminações, como sujeira ou suor.