Ação judicial acusa IBM de fraude nas vendas de mainframe para impulsionar negócios de IA e nuvem

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Uma ação foi movida contra 13 atuais e ex-executivos da IBM, incluindo o CEO e presidente Arvind Krishna e a ex-CEO Ginni Rometty, acusando a empresa de fraude de valores mobiliários – agrupando vendas de mainframe com produtos de baixo desempenho para fazê-los parecer mais lucrativos do que realmente eram, segundo divulgou o site The Register 

A ação foi movida em 13 de janeiro no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York e busca o status de ação coletiva para qualquer pessoa que comprou ações da IBM durante o período de 4 de abril de 2017 a 20 de outubro de 2021. 

O processo alega que a empresa e alguns de seus executivos "consciente ou imprudentemente se envolveram em um dispositivo, esquema ou artifício para fraudar, se envolveram em atos, práticas e cursos de conduta comercial destinados a enganar os investidores". 

Essencialmente, alega-se que a IBM promoveu seus produtos menos populares de cloud, analytics, mobile, social e security products (CAMSS) como "oportunidades de crescimento", permitindo que os investidores pensassem que eles eram muito procurados quando, na verdade, eles estavam sendo colocados em Enterprise License Agreements (ELA) de mainframe de três a cinco anos, populares entre clientes de grandes bancos, serviços de saúde e seguradoras. 

"Os réus enganaram o mercado, envolvendo-se em um esquema fraudulento para relatar bilhões de dólares no segmento de mainframe e outras receitas não estratégicas como Imperativos Estratégicos e receitas de CAMSS [Cloud, Analytics, Mobile, Security e Social], permitindo que os réus relatassem publicamente materialmente informações distorcidas do segmento", afirma o processo. 

De acordo com a IBM, "imperativos estratégicos" são produtos e iniciativas que fornecem "crescimento e valor impulsionados pela diferenciação". 

A IBM também teria realocado receita de seu segmento não estratégico Global Business Services (GBS) para os produtos de IA da marca Watson da empresa – um imperativo estratégico incluído no portfólio de produtos CAMSS – em uma tentativa de convencer os investidores de que a empresa foi bem-sucedida expandindo além de seus negócios legados.  

Como resultado, "títulos da IBM negociados a preços inflacionados artificialmente", resultando em prejuízo financeiro para as pessoas que compraram ações da empresa durante o período abrangido pelo processo, de acordo com o processo. 

A IBM enviou por e-mail uma declaração ao site dizendo que "O compromisso de longa data da IBM com a confiança, integridade e responsabilidade se estende a todos os aspectos de nossas operações de negócios. Uma queixa semelhante já foi voluntariamente rejeitada". 

Segundo o The Register, de fato, o mesmo reclamante que entrou com a ação na semana passada entrou com uma ação semelhante em abril passado e, em setembro, entrou com uma notificação pedindo o arquivamento voluntário do caso "sem prejuízo", reservando a possibilidade de reapresentar a ação. 

A razão por trás da decisão de abandonar o caso foi devido a um desentendimento com o principal escritório de advocacia na época sobre como lidar com o caso, de acordo com o The Register, que relatou pela primeira vez sobre o novo caso aberto na semana passada.  

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