A Meteum, solução líder de clima baseada em IA, apresentou nesta terça-feira, 23, como a Inteligência Artificial está sendo usa para previsão meteorológica e gerar valor aos negócios das empresas.
Evgeny Ganshin, cofundador da Meteum, destacou a transformação da previsão do tempo baseada em tecnologias de IA e como isso impactará os negócios em diversos setores, especialmente no agro, energia, varejo e logística.
"Os serviços de previsão do tempo tornaram-se parte das empresas em todo o mundo. Com um mercado projetado para atingir US$ 4,1 bilhões até 2030, dados meteorológicos precisos são de grande importância para muitas empresas", afirma Evgeny Ganshin.
Em 2023, o mercado de serviços meteorológicos no Brasil foi estimado em aproximadamente US$ 57,7 milhões, impactando o planejamento de culturas, a conservação ambiental e a gestão de recursos, enquanto no México foi estimado em cerca de US$ 38,2 milhões, com foco em cronogramas de produção, segurança alimentar e gerenciamento de abastecimento correntes.
A meteorologia também ajuda os agricultores a encontrar o local ideal para culturas específicas com base em dados meteorológicos históricos e previsões climáticas, impedindo a perda de fertilizantes e ajudando na gestão dos trabalhos de campo. As perdas agrícolas em 2022, devido a fatores climáticos (ou biológicos), foram responsáveis ??por 61% dos problemas que os agricultores mexicanos enfrentaram no período.
Quanto ao setor de varejo, o clima afeta as previsões financeiras e o planejamento de estoques de produtos dependentes do clima, como as bebidas. Os dados meteorológicos, integrados com informações analíticas, ajudam a economizar orçamento e a aumentar a eficiência operacional. Isso funciona tanto para redes de varejo internacionais quanto para lojas locais independentes.
Carlos Roberto Menchik, consultor sênior em logística, ressaltou a relevância da meteorologia nos processos deste setor para o planejamento e para evitar riscos. "Nunca houve um tempo de concorrência tão elevado como agora, sendo que há muita disputa nas cadeias de abastecimento pela disponibilidade de produtos ao alcance do consumidor. Desta forma, a Meteum pode ser utilizada como aliada estratégico para ajudar a mitigar anomalias climáticas, ou até mesmo aproveitar as condições climáticas", afirma.
"Quando a temperatura sobe dois graus acima da média, isso impacta 5% mais nas vendas da Coca-Cola, por exemplo. Por outro lado, se chover, vende menos. Anualmente, 1.600 contêineres já são perdidos no mar devido a problemas climáticos. A grande maioria dos atrasos da FedEx se deve a problemas climáticos no transporte aéreo. Ou seja, isso quer dizer que as interrupções no ponto de venda podem impactar o transporte em períodos de neve ou chuva, atrasando as entregas", acrescenta.
"No caso do e-commerce, que entrega em poucas horas, o fator climático aumenta muito o atraso em entregas. Em casos de chuva ou nevasca, acontecem atrasos, e não é algo em torno de cinco-quinze minutos, mas sim de meia hora, afetando em 50% o tempo anteriormente previsto", conclui Menchik.
Vários estudos abordaram a ligação entre as condições meteorológicas e a utilização de energia, mostrando as possibilidades de planeamento abrangentes que a previsão inteligente pode oferecer para expandir os negócios. "O setor energético está intimamente ligado às previsões meteorológicas de curto e longo prazo. Para energia renovável, os dados meteorológicos ajudam a estimar a geração de energia e a tornar as previsões financeiras muito mais precisas. Nosso foco na Meteum.AI é trabalhar em estreita colaboração com as empresas, e ajudá-las a integrar insights meteorológicos ao processo operacional", reflete Evgeny Ganshin.
A Meteum pretende que os dados meteorológicos e climáticos sejam acessíveis a empresas de qualquer dimensão, para que mesmo as pequenas e médias empresas possam tirar partido dos conhecimentos meteorológicos nas suas operações estratégicas e diárias.
Além de soluções empresariais, a Meteum.ai também oferece muitas soluções focadas no cliente para monitoramento climático diário, como mapas interativos de chuva, índice UV e velocidade do vento. Por meio do aplicativo, os usuários também podem ajudar a melhorar a precisão da previsão do tempo em sua localização, simplesmente enviando um relatório que confirma ou refuta a previsão local.
A Meteum recebe cerca de três milhões desses relatórios de usuários diariamente, o que ajuda a tecnologia de aprendizado de máquina a melhorar as previsões e complementar os dados de modelos meteorológicos, satélites e radares. "Com a ajuda da inteligência artificial, a previsão do tempo terá um enorme impacto na vida das pessoas. Gestão de culturas, energias renováveis, EPCI, pecuária, logística de varejo e cadeia de suprimentos são áreas nas quais estamos capacitados para ajudar a facilitar decisões operacionais sustentáveis ??face às alterações climáticas e aos riscos crescentes cada vez mais frequentes", conclui o cofundador da Meteum.