No setor automotivo, além da inteligência artificial ter transformado a forma como os veículos são projetados, produzidos, operados e mantidos, o atendimento ao cliente também está acompanhando esse movimento, liderado por agentes virtuais inteligentes e autônomos.
Partindo do princípio de que, segundo pesquisa da Gartner, 85% dos líderes de atendimento ao cliente vão explorar ou testar uma solução de Inteligência Artificial Conversacional voltada aos clientes em 2025, é importante destacar que o setor automotivo tem desenvolvido estratégias com o objetivo de repensar a forma como as pessoas interagem com carros e marcas de automóveis.
Com isso em mente, é natural que a IA Agêntica mude completamente o relacionamento com os usuários, o que redefinirá o atendimento ao cliente automotivo até 2025. Um exemplo é a parceria entre as gigantes Mercedes-Benz e Google para desenvolver sistemas de navegação com pesquisa de IA conversacional. A diferença com o Automotive AI Agent do Google Cloud é permitir que as montadoras usem o poder da IA generativa e modelos de linguagem ampla (LLMs) para criar e implantar experiências de assistente de voz de alta qualidade com IA de última geração.
Neste cenário, a Gupshup, plataforma de engajamento de IA conversacional anuncia o PETROMINit!, um agente de IA dedicado a fornecer atendimento avançado ao cliente. Disponível via WhatsApp, o agente de IA aproveita os recursos de IA generativa disponíveis na nuvem conversacional da Gupshup para fornecer suporte contínuo e eficiente para qualquer veículo, em árabe e inglês.
O PETROMINit! usa modelos de linguagem ampla (LLMs) avançados e compreensão de texto para fornecer interações semelhantes às humanas, da mesma forma como se estivesse falando com um especialista em suporte automotivo ao vivo.