A Embratel anuncia acordo estratégico com a Unimed do Brasil para implementar projeto que visa acelerar a adoção de nuvem entre as 340 cooperativas presentes em todo o território nacional. O foco é auxiliá-las a migrarem de seus ambientes locais (on-premises) para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), preparando seu sistema para uma transformação digital robusta, com ênfase na eficiência dos dados e no uso de Inteligência Artificial Generativa para melhorar os processos operacionais.
O projeto integra o "Sinergia Unimed", parte do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI) da Unimed do Brasil, que tem como objetivo padronizar a tecnologia, introduzir novas soluções e reduzir custos, tudo realizado em conjunto com as cooperativas em um novo formato de padronização, impulsionado pela estratégia de convergência do Sistema Unimed.
Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil, enfatiza a relevância desse projeto: "Através desta parceria estratégica com a Embratel, vamos conectar o Sistema Unimed às soluções da AWS, oferecendo uma ampla gama de serviços, como armazenamento, banco de dados, análise de dados, machine learning, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e segurança. Além disso, fomentamos o uso de IA Generativa por meio do nosso Programa Nacional de Inteligência Artificial e, para 2025, temos certeza que as soluções da AWS, como data lakes e modelos de machine learning, trarão grandes possibilidades de análises de dados em larga escala e soluções de IA para todos os cooperados e empresas de tecnologia do Sistema Unimed", diz.
A iniciativa também é impulsionada pela experiência da Seguros Unimed com a AWS. "A criação do Lake Health pela Seguros Unimed é um exemplo do impacto positivo que a AWS traz para operações complexas como a nossa, ajudando a integrar e gerenciar dados de maneira eficiente e segura", destaca Wilson Leal, diretor da Seguros Unimed.
O ponto de partida da Embratel para a formatação do projeto foi o desafio apresentado pela Unimed de simplificar a adesão de suas cooperativas à jornada de Cloud, por meio de um modelo de contratação único, que contemple as necessidades de unidades, com diversos portes e perfis, e que impulsione a infraestrutura de TI das integrantes deste que é considerado o maior sistema cooperativista de saúde do mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional.
"A proposta que customizamos para a Unimed parte da adoção de soluções em Cloud 'sob demanda' para preparar o Sistema para a transformação digital, reduzindo custos operacionais e oferecendo ferramentas que sejam de fácil implementação para todas as unidades de negócio, independentemente de onde estiverem. A ideia é que cada cooperativa possa ter acesso à gama de soluções adotadas pela Unimed do Brasil e contratar os serviços diretamente no portal, de forma simplificada, sem burocracia, com benefícios que se materializam no dia a dia", explica, Adriano Rosa, diretor-executivo da Embratel.
Além de promover a migração dos ambientes locais para a Nuvem, o projeto valoriza a governança e a integração de tecnologias da AWS de modo inteligente, proporcionando a máxima eficiência do uso de Cloud. A gestão financeira do ambiente em Nuvem é realizada por meio da ferramenta do painel MultiCloud e análise FinOps, permitindo maior previsibilidade do consumo e consequentemente de custos, além de alta eficácia.
"Criamos um formato favorável para que as unidades que fazem parte do Sistema Unimed possam introduzir novos serviços, que façam a diferença para o seu negócio, como os baseados em dados ou IAGen", afirma o executivo da Embratel, que ressalta a importância do acordo para o mercado de saúde, para o qual a inovação tecnológica se manifesta como um importante diferencial frente aos desafios únicos do setor, principalmente em relação à gestão dos dados em seu sistema e eficiência operacional.