Seguindo seu plano estratégico, a TIM adota inteligência artificial na análise preditiva de rede, com foco na eficiência operacional e na melhoria da qualidade do serviço providos aos clientes. Os primeiros resultados já apontam para mais de 85% de assertividade do modelo de predição baseado na IA, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.
Atualmente ,100% da infraestrutura da rede de acesso da TIM conta com o suporte da IA para a predição de ações de manutenção. A utilização da tecnologia em análises preditivas se mostrou eficaz por conta da capacidade do algoritmo em analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights em tempo real. Outro resultado apontado foi a redução de 15% das ações corretivas na rede, que agora passam a ser preditivas com a IA.
Todo o desenvolvimento do algoritmo do motor cognitivo foi feito pela TIM. Ao longo dos últimos seis meses, mais de mil técnicos de campo foram capacitados para trabalhar com a nova tecnologia.
Além de rede, outro case de sucesso de uso de IA na TIM é no atendimento ao cliente. A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System) criada em 2020, tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas nos chatbots e, assim, oferecer respostas mais humanizadas aos clientes. Desde sua implementação, a TAIS teve mais de 158 milhões de interações. E, em apenas um ano, a empresa aumentou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano.