TIM adota IA na análise preditiva para manutenção de rede e supera 85% de assertividade

0

Seguindo seu plano estratégico, a TIM adota inteligência artificial na análise preditiva de rede, com foco na eficiência operacional e na melhoria da qualidade do serviço providos aos clientes. Os primeiros resultados já apontam para mais de 85% de assertividade do modelo de predição baseado na IA, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.

Atualmente ,100% da infraestrutura da rede de acesso da TIM conta com o suporte da IA para a predição de ações de manutenção. A utilização da tecnologia em análises preditivas se mostrou eficaz por conta da capacidade do algoritmo em analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights em tempo real. Outro resultado apontado foi a redução de 15% das ações corretivas na rede, que agora passam a ser preditivas com a IA.

Todo o desenvolvimento do algoritmo do motor cognitivo foi feito pela TIM. Ao longo dos últimos seis meses, mais de mil técnicos de campo foram capacitados para trabalhar com a nova tecnologia. 

Além de rede, outro case de sucesso de uso de IA na TIM é no atendimento ao cliente. A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System) criada em 2020, tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas nos chatbots e, assim, oferecer respostas mais humanizadas aos clientes. Desde sua implementação, a TAIS teve mais de 158 milhões de interações. E, em apenas um ano, a empresa aumentou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.