As empresas da América Latina devem gastar 5,1% a mais em tecnologia da informação neste ano, após um corte de 9% nos investimentos em 2009, em decorrência da crise financeira mundial, de acordo com estudo da IDC. O crescimento, segundo a consultoria, será resultante principalmente da retomada dos projetos de TI que haviam sido postergados pelas empresas no ano passado. A boa perspectiva do mercado de consumo também é um fator que deve impulsionar os gastos com TI na região.
A IDC avalia que devem ser recuperados os investimentos em hardware e serviços, segmentos mais afetados pela retração nos investimentos em TI em 2009. Conforme a consultoria, o único país da região que não vai retomar os gastos em TI neste ano será a Venezuela, onde os investimentos devem recuar 3%.
No ano passado, a IDC observou que a retração nos investimentos em TI tiveram como fatores preponderantes a contenção nas despesas das empresas no Brasil e no México, países que respondem por pouco mais de 65% dos gastos totais com tecnologia na América Latina.
- Projeção otimista