O portal móvel do UOL agora permite aos anunciantes criarem propagandas com a funcionalidade de "click to call", ou seja: quando o consumidor clicar no anúncio, seu telefone realiza uma chamada para um número telefônico da empresa, que pode ser uma central de vendas, por exemplo. Isso é útil especialmente para marcas que não possuem um site móvel próprio, mas têm um call center e desejam anunciar nas telas dos celulares, explica o gerente geral de mobilidade do UOL, Fernando Carril. Os banners são programados pelos anunciantes e enviados ao UOL, que se responsabiliza por publicar as propagandas com "click to call" apenas nas telas dos celulares compatíveis com esse comando. Alguns telefones antigos de gama baixa não aceitam essa ação. Banners com "click to call" não custarão mais caro para os anunciantes.
Page views
O UOL possui atualmente três versões móveis para o seu portal: uma para iPhone, outra para smartphones em geral e uma terceira para os demais celulares. No fim de 2009, seus portais móveis atingiram juntos a média de 10 milhões de page views por mês, volume 100% maior que o registrado um ano antes. Só o portal do iPhone representa entre 35% e 40% do total de visitas, informa Carril. O executivo está confiante de que a receita com publicidade no celular irá crescer em 2010: "o viés é de alta, pois a crise acabou e temos a Copa do Mundo este ano".
- Mobile adveritising