O fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, Kim Schmitz, mais conhecido como Kim Dotcom, de 37 anos, foi libertado sob fiança na quarta-feira, 22. Ele estava detido na Nova Zelândia enquanto aguarda sua extradição para os Estados Unidos, onde será julgado por diversos crimes, entre eles, a violação de direitos autorais. O valor da fiança não foi divulgado.
A liberdade é condicional, principalmente para que ele não fuja enquanto aguarda o julgamento. Ele também terá de comprir diversas condições como não ter acesso a seu helicóptero particular, não viajar a locais mais distantes que 80 quilômetros de sua casa na Nova Zelândia e não pode usar a internet.
A Justiça da neozelandeza considerou "pouco provável" a fuga de Dotcom do país porque ele não teria bens suficientes para pagar uma viagem. Quando foi detido, em janeiro, ele teve seus bens confiscados pela FBI, incluindo uma mansão e alguns carros de alto luxo. A decisão sobre sua extradição aos Estados Unidos deve acontecer em meados do ano.
A defesa considerou a soltura de Dotcom uma vitória, porque ele poderá participar ativamente do processo junto a seus advogados. O site é acusado de desviar mais de US$ 500 milhões da indústria de entretenimento.