A Universal Robots, especialista na produção de robôs colaborativos, anuncia receita anual de US$ 304 milhões, 7% a menos em comparação ao ano anterior. O resultado só não foi pior, por conta da receita de US$ 103 milhões no quarto trimestre, o que representa um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2022 – o maior faturamento trimestral da companhia até o momento.
"2023 foi caracterizado por um momento econômico e de negócios difícil para muitos dos nossos principais clientes, com a atividade industrial global desacelerando no primeiro semestre do ano. No entanto, pudemos observar um crescimento nas nossas principais contas e segmentos, incluindo a paletização, e no nosso canal estratégico OEM (Original Equipment Manufacturer). Terminamos o ano fortes e entramos em 2024 com uma excelente base para um crescimento ainda maior", conta Kim Povlsen, presidente da empresa.
Os novos cobots ajudam a impulsionar o crescimento
Em 2023, a Universal Robots registou uma forte procura pelo primeiro dos seus cobots de alto payload, o UR20, especialmente para aplicações de paletização e soldagem. Em novembro, a companhia lançou o segundo modelo da nova geração de cobots, o UR30, que abrirá novas possibilidades de automação aos seus clientes. Juntos, o UR20 e o UR30 representaram 30% da receita do quarto trimestre.
"Intensificamos a entrega de inovações impactantes ao mercado. Já estamos despachando unidades do UR30 e aumentamos a produção no quarto trimestre para mais de 1.200 unidades para atender à demanda contínua pelo UR20. Em última análise, porém, o nosso sucesso depende da nossa força como plataforma. A contínua excelência e facilidade de uso do nosso software, além da nossa inovação em hardware, será a responsável por criar valor para os nossos parceiros e clientes finais", finaliza Povlsen.