O balanço da BEA Systems relativo ao ano fiscal 2006, compreendido entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano, revela um crescimento de 53% nos negócios da companhia no mercado brasileiro. O resultado superou o desempenho mundial da companhia, cuja receita bruta atingiu o patamar de US$ 1,2 bilhão, alta de 11% em relação ao exercício passado.
Os números apresentados pela subsidiária brasileira refletiram o crescimento das vendas de licenças de software do portfólio oferecido pela empresa, que inclui integração, portal e servidores de aplicação. A receita contempla, também, as áreas de manutenção e treinamento.
De acordo com a BEA Systems, a atuação dos parceiros comerciais foi preponderante para o incremento do faturamento no Brasil. O canal respondeu por 38% da receita total e influenciou 71% dos resultados de prospecção e conquista de novos clientes. ?Estes números consolidam o Brasil como a principal operação da BEA na América Latina?, afirmou o gerente geral da subsidiária brasileira, Marcos Pupo, acrescentando que o mercado brasileiro representa 45% do volume de negócios gerados na América Latina.
Os resultados apresentaram uma nova distribuição geográfica: a região Sul cresceu em participação (9%) e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que antes concentravam 96% das receitas, fecharam o ano com 87%. Pela primeira vez, os setores de manufatura, varejo e distribuição apareceram como os maiores mercados da BEA no país, representando 27% da receita, seguidos das áreas de Finanças (23%) e de telecomunicações (22%), que historicamente era o principal foco da companhia. As áreas de serviços e de governo contribuíram com 20% e 8% do resultado, respectivamente.
No último trimestre do ano fiscal de 2006, a BEA Systems registrou o seu melhor resultado trimestral no país, com 87% de crescimento de venda de licenças em relação aos três meses anteriores.