Cadam e PPSA adotam BI para agilizar as tomadas de decisão

0

A Cadam e a Pará Pigmentos (PPSA), produtoras de caulins finos e delaminados para a indústria de papéis e cartões revestidos, ambas pertencentes à Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), investiram aproximadamente R$ 300 mil na aquisição de uma solução de business intelligence (BI) com o objetivo de disponibilizar aos tomadores de decisão informações validadas e detalhadas.

A solução escolhida foi a da MicroStrategy, que também fornecerá consultoria e treinamento. Entre os benefícios esperados com a solução estão a garantia de segurança nas informações e o aumento de 70% na produtividade da área de marketing, responsável pelo fornecimento e geração de dados para os demais departamentos das duas companhias.

A implementação, iniciada em fevereiro de 2006, permitiu a consolidação de uma base de dados única, organizada, tratada e disponível para os cerca de 50 usuários diretos e indiretos nos escritórios espalhados na América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. O BI, utilizado pela presidência, diretorias, gerências e analistas, tornou-se a fonte oficial dos dados da Cadam e da PPSA.

A implantação teve início na diretoria comercial, sendo a gerência de marketing o núcleo de disseminação e organização da iniciativa, que buscava inicialmente trabalhar apenas dados comerciais, como vendas, preços e produção, logística e informações de mercado primordiais para a atuação do marketing. No entanto, atualmente, está em fase inicial o mapeamento oficial para a instalação do sistema na diretoria de produção, com integração prevista ainda para 2007.

Também estão sendo desenvolvidos sistemas transacionais, que deverão desativar o uso das planilhas Excel. ?Com a implementação houve uma mudança significativa na forma da empresa fazer negócios. A tomada de decisão ficou muito mais ágil e confiável. Alem disso, a instrumentação da força de venda, espalhada pelo mundo, fez com que tivéssemos benefícios nas negociações com clientes e análises de mercado. Não tínhamos um banco de dados único. O volume de planilhas com a implantação do BI caiu de 400 para cerca de 120. O que foi possível graças à ordenação dos dados?, explica o gerente de marketing da Cadam e da PPSA, Leandro Rossi.

Segundo o executivo, o segmento de mineração de caulim necessita de informações muito específicas em relação à concorrência e aos clientes que não são facilmente encontradas no mercado. Além disto, nos últimos cinco anos, o sistema de ERP havia sido substituído três vezes, impossibilitando a continuidade da base de informações e tornando o processo de coleta de dados mais importante que a análise. Exatamente por isso, a Cadam e a PPSA optaram por uma plataforma de BI para solucionar problemas externos, aumentar a produtividade e trazer inteligência para os processos. ?As análises demandadas quase sempre já haviam sido realizadas, mas pelo fato da não ordenação dos dados, muitas vezes era necessário começar o trabalho do zero. Aproximadamente 411 planilhas Excel eram manuseadas, mensalmente, com possibilidade de erro e informações desatualizadas. A diversidade de fontes e valores impossibilitava, ainda, a existência de um dado oficial?, explica Rossi.

A escolha pela MicroStrategy ocorreu após o levantamento e especificação da base de dados em paralelo à busca por soluções e melhores práticas no mercado. Além da excelente relação custo e benefício, a plataforma permite compartilhar e utilizar de forma amigável os dados. ?A MicroStrategy foi capaz de entender a nossa demanda e customizar na medida exata a solução. A nossa iniciativa era pioneira, afinal não tínhamos nenhum sistema para fazer interface com o BI e para buscarmos os dados. Realizamos o projeto com a premissa de que ótimo seria inimigo do bom. Antes um sistema incompleto capaz de organizar um somatório de planilhas Excel do que a eterna busca por um banco de dados tradicional. Fizemos uma automatização das planilhas do Excel. Começamos o mapeamento dos dados mais importantes em julho de 2005 e, entre fevereiro e março de 2006, já estávamos com as informações no BI, onde elas ficam todas validadas e dentro de um só contexto?, ressalta o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.