A Associação Brasileira Eletroeletrônica (Abinee) participa nesta segunda-feira (26/3) do lançamento oficial do primeiro chip fabricado no Brasil por meio do Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), que tem sede na cidade de Porto Alegre. O representante da Abinee será o diretor regional, Luiz Francisco Gerbase.
O chip, desenvolvido para a empresa Altus, é resultado um projeto piloto de um ano e meio desenvolvido pela área de microeletrônica, através de uma parceria com o Ceitec com a Finep, financiadora de estudos e projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O presidente da Altus, Ricardo Felizzola, ressalta que a empresa ?não hesitou em participar do desafio de ser pioneira no Brasil nessa técnica completamente difundida no mundo e presente em produtos que concorrem em nosso mercado?.
Nesse primeiro momento, o chip será utilizado nos controladores programáveis da série Ponto. Estima-se consumo de 2.000 unidades já no primeiro ano. Com a experiência adquirida, a Altus deve desenvolver outros chips, pois esse tipo de tecnologia não poderá mais ser dispensado em novos produtos de escala. ?Com o chip customizado, o desempenho e a confiabilidade dos produtos são maiores, pois é utilizada uma solução dedicada em vez de componentes genéricos no mercado" , finalizou o presidente da empresa.