O grupo J. Macedo, com forte atuação nos segmentos de agroindústria, eletromecânica e indústria de transformação e conhecido principalmente pelas marcas de alimentos Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini e Boa Sorte, decidiu terceirizar todo o trabalho de gerenciamento e supervisão dos seus sistemas de rede e telecomunicações. A escolhida foi a Dígitro Tecnologia, fornecedora de soluções, produtos e serviços, a qual já vinha fornecendo tecnologias para as redes de voz e dados da companhia. Agora, o grupo resolveu partir para a terceirização desses serviços, com a contratação da Dígitro Service.
Com o apoio em tempo integral da Dígitro Service, o grupo está conseguindo garantir um total controle do funcionamento e do desempenho de suas comunicações integradas. Segundo a empresa, isso vem proporcionando considerável redução dos orçamentos para assistência técnica e suporte, além de ampliar de disponibilidade dos serviços.
Segundo a empresa, com a terceirização ela também deixa de precisar manter grandes equipes próprias de técnicos especializados e permite que os gestores não dediquem atenção para questões que não fazem parte da cadeia de suas diversas empresas.
"Desde a contratação, a empresa ficou responsável por garantir todas as funcionalidades necessárias as nossas estruturas de comunicação, mas o acompanhamento dos serviços e controle dos seus resultados continua sendo uma prerrogativa nossa. Para tanto contamos com relatórios periódicos que a Dígitro Service apresenta", afirma o gerente de infraestrutura do J. Macedo, Gérson Vendrametto.
O executivo conta que o grupo já tinha a necessidade de melhorar o monitoramento da sua rede e aumentar a proatividade em seus serviços de telefonia. "Antigamente, para resolver um problema, o suporte local precisava entrar em contato com os desenvolvedores de soluções ou com o fornecedor de link. Além da frequente demora e dos desencontros de atendimento, o acompanhamento contínuo desses processos era muito custoso", assinala Vendrametto. Hoje, a Dígitro Service utiliza ferramentas e equipes específicas para o monitoramento da rede. Quando se localiza uma falha, abre-se imediatamente um chamado e esse tipo de ocorrência é solucionado rapidamente. "Logo que algo fora do comum é detectado, a Dígitro não só nos avisa do problema, mas também nos informa que providências estão sendo tomadas para resolvê-lo, detalhando diagnósticos, previsões de correção das falhas, informações sobre pessoal envolvido no atendimento, etc.", coloca o gerente. O grupo recebe também relatórios com o resumo de todos os chamados abertos no período e todas as ocorrências registradas nos equipamentos e nos processos.
O J. Macedo delegou também à empresa o controle dos acordos de nível de serviço (SLAs), como forma de garantir que os serviços contratados com outros fornecedores sejam cumpridos conforme acordado em contrato. Além disso, realiza o gerenciamento de desempenho da plataforma, incluindo os indicadores de custo e a gestão do custo total de propriedade (TCO) e análises sobre o ciclo de vida dos ativos de comunicação da companhia.
"Uma grande vantagem do novo modelo está no uso de alarmes pelo pessoal da Dígitro Service, que alertam imediatamente para falhas localizadas e acionam os serviços capazes de impedir que estas falhas se alastrem. Assim, as eventuais falhas da rede de dados e de telefonia já não causam o mesmo transtorno que ocasionavam até antes da contratação do serviço", completa Vendrametto.
- Monitoramento de infraestrutura