Setor de TI surpreende em meio à crise, aponta estudo

0

O aprofundamento da crise financeira mundial agravou os problemas para muitos setores da economia, que foram fortemente impactados pela retração na demanda e queda nas receitas. Por outro lado, ela também criou oportunidades de crescimento para várias outros segmentos. Um dos vêm se destacando no atual cenário econômico é a área de tecnologia da informação, puxada pela necessidade das empresas de incrementar a produção e reduzir custos, segundo estudo da Acomp Consultoria e Treinamento.
De acordo com relatório da empresa, o segmento de informática, mais precisamente de netbooks — laptops ultracompactos de baixo custo —, também têm projeções positivas de crecimento neste ano, devido ao fato de ter custo menor do que equipamentos similares.
Outros setores citados pelo estudo com bons desempenhos neste momento de crise econômica são os lojas de conveniência e o turismo interno. Já entre os segmentos afetados negativamente, o relatório da consultoria carioca destaca o de manutenção e reparos em geral, que no ano passado nem aparecia na lista.
"Hoje vivemos uma realidade bem diferente da do ano passado, quando as pessoas preferiam trocar, por exemplo, um aparelho de ar condicionado a consertar uma peça que estivesse com defeito, porque seria possível financiá-la em 20 ou 30 vezes", afirmou Antônio César Carvalho, diretor da Acomp. Hoje, no entanto, com mais dificuldade de acesso ao crédito e medo de perder o emprego, a população prefere consertar os aparelhos e evita contrair novas dívidas, porque não sabe se poderá honrá-las, acrescentou.
Segundo Carvalho, esse panorama foi verificado no Rio de Janeiro, mas o cenário se aplica a praticamente todo o país, principalmente aos grandes centros de consumo, que têm características econômicas equivalentes. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.