O Brasil é o país que mais sofreu ataques de vírus responsáveis por roubar dados de autenticação em sites de bancos (trojan banker) do mundo. Segundo levantamento da fabricante russa de software de segurança Kaspersky Lab, o país foi alvo de 36% dos ataques feitos por trojan banker no mundo, seguido pela China, com 21%, Rússia e Espanha, ambas com 8%.
Segundo o analista sênior de vírus para América Latina da Kaspersky, Dmitry Bestuzhev, o Brasil também é o responsável pela imensa maioria das ameaças de trojan que recebe e por muitos dos vírus que acometem os computadores no restante do mundo.
A fabricante de software aponta, ainda, que curiosamente o Brasil não chega nem a figurar no ranking dos maiores recebedores de trojan responsáveis por roubar senhas de usuários. Esta lista é liderada pela China, com 63% dos ataques, seguida pela Rússia, com 12%, e Alemanha, com 4%.
O relatório da Kaspersky analisou a incidência de dois dos três tipos de trojan existentes no mercado. A fabricante não observou o comportamento dos países em relação aos trojan spy, responsáveis pela coleta de todos os dados dos usuários, e não apenas senhas e informações de conta virtual em bancos.
- Roubo