Os gastos das pequenas e médias empresas (PMEs) com tecnologia da informação devem crescer 5,5% até 2014, atingindo os US$ 629,3 bilhões, de acordo com estudo da IDC. A consultoria avalia que, por mais que o setor já dê sinais de retomada neste ano, com despesas projetadas de US$ 17,4 bilhões, os investimentos só devem retornar aos patamares de 2008 no ano que vem.
Segundo análise da consultoria, a crise teve um impacto nas PME muito maior do que o esperado, o que fez com que as projeções do estudo atual fossem reduzidas drasticamente em relação ao anterior. O levantamento aponta, também, que a retração dos investimentos em TI afetou todos os segmentos do setor indistintamente, tanto de software quanto de hardware e serviços, e a retomada terá uma velocidade diferente para cada um, dependendo do tipo de tecnologia.
A pesquisa ainda mostra que a recuperação de TI nas pequenas e médias empresas será mais sólida nas regiões da Europa, Oriente Médio e África. A América Latina e a Ásia-Pacífico terão crescimento de 7% nos próximos cinco anos, enquanto nas regiões desenvolvidas, que concentram 70% dos gastos com TI das PME, o avanço será entre 3% e 4%.
- Retomada