A IBM foi acusada de violar as leis antitruste da Europa no mercado de mainframes. De acordo com Financial Times, a Big Blue será investigada pelos órgãos reguladores por práticas ilegais de negócios. O jornal britânico diz que a TurboHercules, desenvolvedora francesa de sistema operacional para mainframe, baseado na tecnologia de código aberto Hercules, da Big Blue, alega que a empresa proíbe seus clientes de usar o software em qualquer hardware que não seja o dela própria.
A TurboHercules desenvolve um emulador para PCs do sistema operacional de mainframe baseado na tecnologia Hercules. Ela contou ao jornal que havia procurado a IBM para que liberasse a licença do software para outros hardware e, em troca, recebeu um aviso de que seria processada por quebra de patente.
"De forma alguma somos anti-IBM, só queríamos saber os motivos da empresa não aceitar nossa proposta, que foi feita em termos bastante razoáveis. Gostaríamos de saber porque a IBM, depois de dez anos que o emulador foi desenvolvido, resolveu nos processar por suposta quebra de patente", comentou o presidente da TurboHercules, Roger Bowler.
Procurada pelo diário britânico, a IBM afirmou não ter sido notificada da reclamação e que, portanto, não poderia comentar o assunto.
- Mainframes