A Contax, empresa de serviços de contact center do grupo Oi, encerrou 2010 com queda de 17,6% no lucro líquido, que totalizou R$ 108,5 milhões. O encolhimento foi acompanhado de uma retração de 12,4% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, apreciações e amortizações), que ficou em R$ 297 milhões. Apesar do resultado ruim, a receita operacional líquida da registrou aumento de 11%, contabilizando R$ 237,7 milhões.
A empresa atribuiu o fraco desempenho ao aumento dos custos, que tiveram alta de 15,3% no ano, puxados principalmente pela elevação das despesas com pessoal, que ficou em 16,7%. O acréscimo, diz o informe de resultados, se deve principalmente "à maior rotatividade e ao maior absenteísmo dos operadores, especialmente em São Paulo, devido ao forte aquecimento do mercado de trabalho e ao reajuste salarial, além de encargos e benefícios não repassados integralmente aos preços dos serviços.
A Contax também informa que os investimentos realizados no ano passado totalizaram R$ 161,4 milhões, mantendo-se praticamente no mesmo patamar do realizado em 2009.
- Balanço