Apesar do forte crescimento da receita com publicidade, o lucro do UOL registrou queda de 17,6% no ano passado, totalizando R$ 97,3 milhões, contra R$ 118,14 milhões obtidos em 2009. A receita líquida, no entanto, atingiu R$ 816,7 milhões, com crescimento de 12% na comparação anual e deduções da receita bruta de 27%. A receita bruta com serviços cresceu 16% na comparação anual atingiu R$ 1, 12 bilhão, puxada pela receita com publicidade que contabilizou R$ 594,8 milhões. Por outro lado, a receita com assinaturas permaneceu estável com relação a 2009 e encerrou o ano com R$ 525,8 milhões. A estabilidade dessa linha de receitas é atribuída pela empresa ao crescimento de 3% da receita média por usuário (Arpu), que atingiu R$ 24,97 no ano, compensando a leve queda do número de assinantes.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) ficou em R$ 159,9 milhões, apresentando estabilidade em relação a 2009, com margem de 20%. O resultado bruto foi de R$ 522,3, com margem bruta de 64%.
De acordo com informe de resultados, as despesas do UOL com vendas aumentaram em 7%, na comparação de 2010 com 2009, totalizando em R$ 228,6 milhões, fato relacionado principalmente ao crescimento das despesas variáveis de vendas e de marketing dos produtos. Já o consolidado de despesas gerais e administrativas finalizou 2010 com R$ 209,7 milhões, com redução de 5% em relação a 2009. Por outro lado, as despesas com depreciações e amortizações foram de R$ 89,4 milhões, valor impactado substancialmente pela evolução das operações relacionadas ao parque tecnológico e ao data center, que entrou em operação no ano passado. No fim de dezembro, a empresa apresentou um caixa líquido de R$ 31,4 milhões, a redução da cifra em relação aos períodos anteriores é atribuída à aquisição da Diveo.
- Balanço