O fluxo de consumidores no comércio do país está em baixa, conforme evidencia o mapeamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a FX Data Intelligence – especialista em visão computacional dirigida por IA, fornecendo insights estratégicos para o varejo. O estudo destaca o comparativo de desempenho em relação a 2020 e ao mês anterior, evidenciando os reflexos do fechamento do comércio durante alguns meses da pandemia da covid-19. Houve queda de 33% no faturamento dos shoppings, de R$ 192,8 bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020, além da diminuição do fluxo de pessoas, que passou de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 milhões em 2020. Ressalta-se também a retração de 9,5% na geração de empregos diretos.
Conhecer o volume do fluxo de visitantes em uma loja, seja ela de rua ou em shopping, e a variação percentual comparada ao mês e ano anterior pode evidenciar informações relevantes para a gestão do negócio. É o que apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas em Shopping Centers e Lojas Físicas, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
A FX Data Intelligence, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, mostra esses dados. O objetivo do monitoramento é proporcionar novas ideias aos lojistas a partir do mapeamento de fluxo dos consumidores e reforçar a importância desses números para, a partir deles, tomar uma decisão e definir a estratégia do negócio.
A pesquisa traz as nuances completas da quantidade dos visitantes em lojas físicas e shopping centers em 2020, destacando o comparativo de desempenho em relação a 2020 e ao mês anterior. A exemplo, por conta da pandemia da covid-19, o comércio permaneceu fechado em março de 2019 e começou a ser parcialmente reaberto em junho do mesmo ano, interrompendo o fluxo de movimento nesse período. O fechamento trouxe como consequência uma queda de 33% no faturamento dos shoppings, caindo de R$ 192,8 Bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020.
Essa queda no faturamento evidentemente também fez com que o fluxo de pessoas diminuísse, indo de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 em 2020, ocasionando retração de quase 9,5% na geração de empregos diretos.
"A queda na movimentação do varejo já era esperada, mas se observamos o contexto ao longo de 2020, percebemos que pouco a pouco começam a recuperar o fluxo perdido. Além disso, há a consolidação de novos canais de vendas, permitindo uma integração de canais completa pela primeira vez no cenário brasileiro" afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
O fechamento do comércio em 2020, em especial dos shoppings, foi de maior impacto nos meses de abril (retração de 94,94% no fluxo de visitas) e maio (retração de 91,94%). Mesmo com as festividades de final de ano, o mês de dezembro apresentou ainda queda de 51,28% no fluxo de visitantes. O mapeamento mostra os dados divididos por regiões brasileiras – o Nordeste apresentou a menor queda em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 (40%). As regiões do Sudeste e Sul apontaram queda de 54,34% e 61,58% respectivamente.
O estudo contempla a mensuração do fluxo de visitas em diversos segmentos de lojas, como departamento, drogaria, eletrônicos, moda, beleza e ótica – todos apresentaram retração, exceto um: home center. As pessoas passaram a ficar mais em suas casas e a se mudar para se adaptarem ao novo modelo de trabalho. Comparando os meses de dezembro de 2019 com o mesmo período de 2020, a categoria de home center teve aumento de 2,85%, além de ter conseguido se manter estável durante o ano todo.
O estudo realizado destrincha as particularidades de acordo com as regiões e os segmentos, informações específicas do mercado de shopping centers como faturamento, quantidade de centros comerciais, número de lojas, entre outros, proporcionando ao varejista uma análise setorial mais aprofundada.