A Melhoramentos – companhia de capital aberto que atua diretamente ou por meio de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário — acaba de integrar a lista de empresas signatárias do Pacto Global, por meio da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do país e a terceira maior rede do mundo, com mais de 1.100 membros.
Criada em 2003, a Rede Brasil responde à sede do Pacto Global, em Nova York, e preside o Conselho das Redes Locais na América Latina. Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos por meio das?Plataformas de Ação?(Ação pela Água, Ação pelo Agro Sustentável, Ação pelos Direitos Humanos, Ação pelo Clima, Ação contra a Corrupção, Ação pelos ODS e Ação para Comunicar e Engajar) e dos?Programas Internacionais.
O Pacto Global foi lançado no ano 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, com o intuito de chamar as empresas para alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini, a medida fortalece e intensifica a aposta da empresa nas ações ESG para continuar seu crescimento sustentável e responsável, com o foco em apoiar a agenda global e intensificar o impacto positivo para colaboradores, comunidade e meio ambiente.
Ações ESG da Melhoramentos
Meio Ambiente
Com um patrimônio ambiental que abrange área de 148 milhões de m2, com 819 nascentes de água protegidas por áreas nativas e 27,3 milhões m2 de florestas de alto valor de conservação, a Melhoramentos investe em controles rigorosos dos seus processos, que vão além da legislação brasileira. São constantes certificações, como 100% FSC® (Forest Stewardship Council®), que comprova a qualidade do manejo florestal estendido por sua cadeia de custódia, ISO entre outras e atesta que toda a madeira e o processo são certificados.
Além disso, possui diversas iniciativas voltadas à sustentabilidade, entre elas: Monitoramento e Preservação de Nascentes; Preservação das Florestas de Alto Valor de Conservação; Estudos e Monitoramentos Socioambientais; Monitoramento de Potabilidade entre outras.
Além do alto percentual de áreas nativas preservadas pela empresa (50%), também chama a atenção a baixíssima emissão de poluentes (0,9% de tudo que é produzido pela companhia), com volume muito maior de remoções na comparação com todas as emissões. Atualmente, quase 90% do consumo da Melhoramentos provém exclusivamente de fontes renováveis.
Em paralelo, a empresa tem incrementado o uso de recursos tecnológicos de ponta no planejamento e acompanhamento da colheita florestal. São aplicativos de localização e rastreamento, plataformas com imagens de satélite, sistemas de gestão florestal e drones com câmeras que, além de monitorarem a silvicultura, fazem o gerenciamento do combate a incêndios florestais.
Por sua vez, o corte das árvores em suas propriedades obedece aos princípios de um manejo certificado que respeita os ciclos das espécies e ajuda a manter o solo saudável, minimizando os impactos para o meio ambiente.
No início de junho de 2021, biólogos e especialistas em Zoologia contratados pela Melhoramentos fizeram o registro do macaco muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), um dos primatas mais raros e ameaçados de extinção e considerado o maior macaco das Américas, numa área de floresta nativa protegida pela empresa, na região de Monte Verde em Camanducaia, sul de Minas Gerais. Graças ao monitoramento que realiza há anos, a empresa já tem catalogada mais de 200 espécies, entre mamíferos, aves répteis, anfíbios e peixes.
Social
A Melhoramentos está presente em todo o entorno da cidade de Monte Verde, na região de Camanducaia (MG) e em mais de 40% do território do Município de Caieiras (SP). "Nosso tamanho territorial é proporcional à nossa preocupação com essas comunidades. Crescer junto e promover o desenvolvimento regional é o nosso legado", segundo Rafael Gibini. A empresa realiza vários projetos voltados a impactar positivamente a vida das pessoas e das regiões que cercam nossas operações, conheça alguns deles:
Eco Melhor – palestras, visitas e dinâmicas ministradas pela equipe de sustentabilidade da empresa nas escolas das regiões onde a empresa atua.
Cata do Pinhão – coleta do pinhão nas reservas da Companhia pela comunidade local e posterior venda pelos próprios catadores nas cidades do entorno. Todo ano — normalmente de maio a julho — a iniciativa tem reunido dezenas de famílias da zona rural de Camanducaia (MG) para uma ação sustentável de manejo das araucárias presentes na imensa reserva florestal mantida pela empresa. Também é realizado um trabalho de conscientização junto às famílias que se agregam à iniciativa que contribui para a geração de renda.
Escola Alice Weiszflog, da Melhoramentos, 73 anos e mais de 10 mil crianças formadas – a Escola Rural Particular Alice Weiszflog criada e mantida pela Melhoramentos é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG) e já formou mais de 10 mil crianças desde sua inauguração. Totalmente gratuita para os alunos, a escola foi criada inicialmente para atender aos filhos dos colaboradores da Melhoramentos, porém ao passar dos anos, a empresa ampliou o atendimento para oferecer formação educacional às crianças da região, que atualmente representam 85% dos alunos da rede de ensino local.
Doação de livros – em apoio ao desenvolvimento educacional de Camanducaia (MG), a Melhoramentos doa livros publicados pela Editora Melhoramentos para as três escolas municipais da região, visando o apoio à cultura e educação, e um maior acesso por parte da sociedade. Em 2021 foram 4.800 exemplares.
Melhor Mel – apicultores da região são convidados a instalar seus apiários nas áreas da empresa. O projeto confere um acréscimo de renda às famílias participantes.
Colaboradores — a empresa deu início à nova fase de sua transformação: fazer da Melhoramentos a melhor experiência profissional para seus mais de 350 colaboradores e que já apresenta resultados positivos. As novas ações implementadas reforçam a importância da felicidade no trabalho em um ambiente cada vez mais acolhedor e propício às inovações e atração contínua de talentos.
Governança
Desde 2019, a Melhoramentos vive um novo modelo de gestão, regido por uma governança corporativa independente. Em 2021, a empresa elevou seus investimentos em pessoas, produtos, processos e tecnologia, um avanço de 163% em relação a 2020. O EBITDA do ano passado indica que a empresa está muito próxima do turnaround e de uma geração de caixa positiva.
Para 2022, a expectativa é consolidar sua recuperação de forma consistente. O melhor desempenho por área de negócio foi o da unidade Florestal, seguida da Editora e Desenvolvimento Imobiliário.
"Entendemos nosso papel como agentes da transformação e dos desafios da humanidade. Atuar com responsabilidade para a preservação do meio ambiente é estratégico para nossos negócios já que é dele que extraímos nossa principal matéria prima. Temos muito orgulho de estar nessa lista que reforça nossos compromissos de contribuir para redução dos impactos que alteram o clima do planeta", destaca o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.