Pesquisa realizada pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo em 2021 revelou que 66% das pessoas com deficiência (PCDs) entrevistadas tiveram dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, enquanto mais de 83% possuem interesse em cursos de qualificação — principalmente os que capacitam para profissões relacionadas aos setores de tecnologia da informação (TI) e internet, que devem predominar e gerar as mais vantajosas oportunidades no mercado de trabalho para esse ano.
Com o objetivo de gerar impacto social positivo e promover a inclusão de PCDs no promissor mercado de TI, a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, anunciou o Programa Inclua. A iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidade para pessoas com deficiência aprenderem programação, conquistarem mais espaço no mercado de trabalho e, ainda, participarem de um processo seletivo para vagas de desenvolvimento de software na empresa, reconhecida por sua cultura inclusiva e suas práticas inovadoras na indústria de tecnologia.
Em parceria com a Digital House, a consultoria está lançando um curso de programação back-end Java, 100% gratuito, voltado exclusivamente para pessoas com deficiência, que deverá ser comprovada por meio de envio de laudo médico, cuja deficiência se enquadra na Lei de Cotas, de nº 12.711/2012.
Integralmente financiado pela Thoughtworks, o curso é a porta de entrada para o Programa Inclua, que contará ainda com workshops e treinamentos internos para promover reflexões e apoiar a preparação de pessoas, projetos e áreas na construção de uma experiência inclusiva e não capacitista.
"Acreditamos que é preciso ir além da diversidade: em busca da equidade na tecnologia. Inclusão não é um favor. É compromisso com a ação. Um movimento constante diante dos desafios, e a intencionalidade nas ações é o caminho. Continuamos aprendendo e nos esforçando coletivamente para aumentar a presença e, mais importante, o avanço de grupos sub-representados no setor de tecnologia." diz Grazi Mendes, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Thoughtworks.
"Ficamos muito felizes pela oportunidade de parceria com a Thoughtworks e estamos comprometidos em formar e preparar essas pessoas selecionadas para o mercado de trabalho" explica Cristiano Santos, CGO — Chief Growth Officer da Digital House.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui até 30/3.