O Zoom lança nesta semana sua coleção de Avatares para ampliar experiências virtuais. O novo recurso está disponível para o Zoom Meetings e o Zoom Webinars. A ideia é que os usuários possam ter convivências mais imersivas e divertidas em diferentes tipos de interações.
Os Avatares na comunicação por vídeo proporcionam diversão nas reuniões e webinars, além de aliviar o clima das tarefas de trabalho, seja em casa, no escritório ou na sala de aula. Eles substituem a aparência do usuário por um animal virtual que espelha seus movimentos de cabeça e expressões faciais.
Trata-se de uma alternativa para aqueles que não querem aparecer na câmera, mas que desejam expressar linguagem corporal e expressões faciais. O Zoom destaca que, embora seja possível o reconhecimento do rosto, o movimento com olhos, nariz e boca para criar o efeito desejado, o recurso não usa reconhecimento facial e não armazena dados nem características faciais.
A plataforma oferece neste lançamento apenas avatares de animais, mas em breve haverá novas opções. Tudo está disponível em apps nos dispositivos de desktop Windows e macOS, bem como em dispositivos móveis iOS. Para usufruir dos Avatares, é necessário certificar de que o desktop Zoom ou aplicativo móvel esteja sendo executado na versão 5.10.0 ou superior.