Segundo a pesquisa S&P Global Market Intelligence — "Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity", contratada pela BMC Software, as organizações passaram a ter noção da importância desse investimento em dados em mais de uma área, como inovação de produto (35%), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%), sendo que maior parte dos entrevistados entende que o maior impacto está diretamente ligado ao aumento das receitas (68%) e a satisfação dos clientes (55%).
A necessidade de extrair maior valor comercial dos dados é clara, sendo até uma estratégia de DataOps bem definida, assim surge como uma chave para gerenciar e integrar análises para descobrir novas oportunidades, responder rapidamente a problemas e até mesmo checar os desafios. "Para as organizações que usam a metodologia DataOps para dar suporte a todas as atividades orientadas por dados, 41% concordam fortemente que sua organização pode aplicar insights orientados por dados para impulsionar os objetivos de negócios, em comparação com apenas 13% dos entrevistados de organizações que não o fazem", Ram Chakravarti, diretor de tecnologia da BMC.
O envolvimento e a satisfação do cliente são fundamentais para a rentabilidade empresarial a longo prazo, e são identificadas fortes práticas orientadas à dados como um motor destas métricas do cliente. Nos próximos 24 meses, a ênfase na satisfação do cliente continuará a ser uma prioridade máxima para as organizações, uma vez que estas tentam otimizar a utilização dos dados.