Com o objetivo de otimizar gastos e investimentos em cloud, a Investment One Partners, empresa de assessoria financeira independente, apostou na implementação do PyraCloud, solução de gestão financeira da nuvem da SoftwareOne.
A aquisição da tecnologia está alinhada aos propósitos da Investment One Partners em ganhar agilidade, flexibilidade e eficiência, e a empresa já vem registrando resultados significativos ao seu negócio. Apenas entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, houve uma otimização de 18% dos investimentos de serviços em cloud e, para este ano, a companhia projeta uma economia de 30% em seus custos mensais com serviços em nuvem.
Situada em São Paulo, a Investment One Partners é uma boutique de investimentos com atendimento em dois setores, o Multi Family Office, serviço de gestão patrimonial para famílias e o Investment Banking, que funciona como um advisory para fusões e aquisições. Atualmente responsável por uma gestão de R$ 3.5 bilhões, a Investment One Partners possui seus serviços em ambientes híbridos, parte on-premisses e parte em nuvem.
De acordo com o Gestor de Tecnologia da Investment One Partners, Marlon Luciano, o aumento considerável dos custos em nuvem dentro da empresa, demandou uma gestão mais consolidada e detalhada dos serviços ambientados em cloud, a fim de otimizar as operações dos diversos setores da companhia. O executivo esclarece que com uma perspectiva mais abrangente dos gastos em nuvem, fornecida pela plataforma da SoftwareOne, foi possível reajustar as despesas e aumentar os investimentos em outras necessidades tecnológicas, como exigências da LGPD e antivírus.
"Um ponto muito importante foi que o PyraCloud foi implementado em meio à pandemia, uma época em que nossos colaboradores estavam migrando para o home office e nós precisávamos ter ainda mais cuidado e controle com a gestão da nuvem, pensando em investimentos em licenças, VPN e todo o gasto necessário com a segurança da informação", relembra.
Marlon Luciano enfatiza ainda que desde a aquisição do PyraCloud foram observados diversos ganhos na rotina das operações em cloud da Investment One Partners. "Um dos principais benefícios trazidos pela solução foi não apenas o conhecimento, mas também a cultura de FinOps, ou seja, de gestão e entendimento do negócio, que promove uma visão mais ampla do que pode ou não ser investido e para onde canalizar cada investimento".
O Service Success Manager da SoftwareOne, Sammuel Moretto, reforça a expertise da SoftwareOne no segmento de FinOps, com o PyraCloud, e ressalta que este processo é cíclico dentro de uma empresa. O especialista reitera que o conceito de FinOps possui três fases que seguem o propósito de realizar a gestão financeira da nuvem. A primeira, "Inform", para informar e entender os custos dentro da empresa, a segunda, "Optimize", otimizar os gastos por meio da identificação de anomalias e alocação organizada dos investimentos, e por fim, a terceira, "Operate", onde se definem, executam e automatizam processos que permitem o alcance das metas de Tecnologia, Finanças e principalmente do Negócio através das práticas de FinOps.
Para Moretto, a Investment One Partners encontra-se em uma transição para a terceira fase, uma vez que já conhecem suas necessidades e estão aplicando as otimizações necessárias, evoluindo de maneira rápida e constante.
Benefícios na prática
Segundo o Analista de Infraestrutura Pleno da Investment One Partners, Moisés Silva, desde sua implantação, o PyraCloud tem funcionado como uma espécie de bússola financeira para a companhia, uma vez que é capaz de indicar exatamente os melhores caminhos a serem percorridos para que haja um crescimento consistente nos negócios.
"Nós temos três linhas de negócios que utilizam a nuvem e antes do PyraCloud, distribuíamos nossos recursos igualmente entre os setores. Agora, com as indicações da solução, é possível alocar de forma mais assertiva os custos para cada linha de negócio", explica.
Além disso, o especialista reforça que a plataforma traz insights em forma de múltiplos gráficos, facilitando o dia a dia de trabalho e incluindo, ainda mais, a cultura de FinOps, que exige uma análise mais ampla do negócio. "Muitas vezes, ao visualizar tudo o que está sendo gasto e de que forma, conseguimos direcionar qual investimento e tecnologia devem ser utilizados naquele determinado momento ou em outro mais adequado. Ou seja, além de ganhar conhecimento na área financeira, o PyraCloud fomenta o nosso conhecimento na área de infraestrutura, já que oferece um norte muito visível do que é realmente mais viável tecnologicamente para o momento financeiro da empresa".