Cidadãos não americanos em visita aos Estados Unidos, que já são solicitados a se submeterem a impressões datiloscópicas digitais e tirarem fotografia digital para admissão no país, poderão ser obrigados, também, a apresentar impressões datiloscópicas digitais na saída do país a partir de qualquer aeroporto ou porto marítimo.
A proposta de regulamentação que irá estabelecer procedimentos biométricos de saída de todos os aeroportos e portos marítimos de saída dos Estados Unidos foi apresentada pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS – Department of Homeland Security).
"A Comissão 9/11 solicitou registros biométricos de entrada e de saída porque os identificadores biométricos confirmam que os viajantes são quem dizem ser e que os motivos de suas viagens são o que eles dizem ser", diz Michael Chertoff, secretário de segurança nacional.
"Criamos um sistema de entrada eficaz que, quando for combinado com o sistema de saída proposto, daremos um grande salto para a segurança das fronteiras americanas. As transportadoras dos sistemas aéreos e marítimos participariam ativamente no sistema de saída proposto, e espero promover um diálogo contínuo sobre as soluções de acordo com esta importante recomendação da Comissão 9/11", explica ele.