O mercado brasileiro de servidores registrou crescimento de 23,2% em 2008 em relação ao ano anterior, atingindo 117 mil unidades vendidas, segundo dados da IDC Brasil. A receita proveniente somente das vendas de hardware ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão, o que representa um desempenho 11,4% superior na comparação com o ano anterior.
A consultoria divide o mercado de servidores em dois grandes segmentos, de acordo com a faixa de preço. O segmento de servidores "volume" (com preço médio de até US$ 25 mil) teve uma elevação nas vendas de 23,8%, em unidades, e 20,1% em valor, na comparação com 2007. Já o segmento de servidores "enterprise" (com preço médio acima de US$ 25 mil), praticamente não apresentou crescimento quando comparado a 2007. Em relação à venda de unidades, essa faixa de servidores ficou praticamente estável e, em valores (dólar), apresentou uma ligeira alta de 6%.
Para o analista responsável pelo estudo, Alexandre Vargas, o mercado "volume", composto basicamente por servidores baseados na arquitetura x86, merece destaque tanto pelo crescimento em unidades, como também pela receita.
"O fato das pequenas e médias empresas brasileiras terem adquirido seu primeiro servidor ou substituído seu deskserver impulsionou as vendas de servidores menores em 2008", explicou.
Segundo o analista, outro fator que contribuiu para o bom desempenho foi a relativa estabilidade econômica que o Brasil vivenciou até meados do terceiro trimestre do ano passado, assim como a facilidade de obtenção de crédito para a aquisição de equipamentos.
No segmento de servidores enterprise, Vargas explica que o baixo crescimento se deve a alguns fatores como maturidade do mercado, diminuição nos preços, demanda dos clientes por consolidação e virtualização de servidores.
Segundo a IDC, o Brasil possui uma das maiores bases de mainframe da América Latina e do mundo. No ano passado, por exemplo, a receita proveniente da venda de computadores de grande porte respondeu por mais de um terço das vendas totais de servidores, enquanto que a média na região latino-americana, excluindo-se o Brasil, é de aproximadamente 8%.
Para 2009, a consultoria projeta uma retração no número de servidores vendidos no mercado brasileiro em relação ao ano de 2008.
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