A empresa vai disponibilizar uma estrutura de site backup, que inclui políticas de backup e de proteção contra downtime não planejado, planos de recuperação de desastres, sistemas de prevenção contra intrusos, monitoração e service desk 24×7.
O contrato permitirá que o banco mantenha o foco em seu core business, ganhe escalabilidade, reduza custos operacionais, simplifique as operações de TI, de forma a assegurar ainda mais competitividade a suas operações. Além disso, por estar em conformidade com as normas do Banco Central, o site backup, hospedado em uma infraestrutura robusta e confiável, traz mais segurança aos negócios do Banco PanAmericano.
A empresa também gerenciou a migração dos servidores do banco, antes localizados em um escritório em São Paulo, para hospedagem em seu data center, situado em Belo Horizonte (MG). Além disso, vai disponibilizar uma área de trabalho exclusiva e equipada em seu ambiente em São Paulo, denominada Work Area, para os profissionais da instituição financeira.
O gerente de transição da ATIVAS, Jamerson Nascimento, explica que o Banco PanAmericano precisava de um ambiente seguro, descentralizado e próprio para equipamentos de TI, com sistema de combate a incêndio, climatização, energização e conectividade, levando-se em consideração a criticidade de seus sistemas centrais de informação e a importância da comunicação entre suas unidades.
Migração do ambiente
De acordo com Jarmerson Nascimento, a migração dos equipamentos é uma operação delicada. Por isso, envolveu 15 profissionais especializados em segurança, redes, backup, banco de dados, monitoração, entre outras disciplinas, e foi planejada e executada em quatro etapas, junto à área de TI do Banco PanAmericano: estratégia e determinação do projeto de transição; detalhamento e validação do projeto; movimentação do ambiente do cliente para o data center da ATIVAS e operação dos serviços de site backup.
O projeto durou cinco meses e a mudança de ambiente foi concluída em um final de semana.