De acordo com Renato Barros, gerente de tecnologia da informação da Drogaria São Paulo, para estar em compliance com o PCI – conselho internacional que determina os padrões e boas práticas de segurança da informação para a indústria de cartão de crédito -, era preciso melhorar tanto a infraestrutura quanto a gestão da segurança. “Foi estudada a possibilidade de realizar um projeto interno mas, para isso, além de investir em equipamentos, seria preciso ter equipes dedicadas e especializadas em regime 24/7 , o que seria desvantajoso”, explica.
O modelo de serviços gerenciados de segurança foi criado para impedir que as empresas drenem recursos desnecessários diante das complexidades impostas pelo ambiente de TI. Em termos de redução de custos, o benefício mais evidente foi com a otimização dos links de comunicação, que faz com que a empresa não precise realizar upgrades na contratação de banda.
O projeto não provocou mudanças invasivas ou estruturais na rede da Drogaria São Paulo. Em três meses de trabalho, 70% dos requisitos necessários foram atingidos por meio do serviço. Renato alega que o MSS não só é economicamente mais viável, como também traz o aumento da maturidade da segurança da informação da rede.
O modelo de serviços gerenciados de segurança também foi fundamental para que a Drogaria São Paulo corrigisse alguns problemas, como a necessidade de monitoria e atualização do antivírus sem interrupção do trabalho das lojas, aumentando assim a produtividade dos funcionários e dinamizando o atendimento de seus clientes.
A Drogaria São Pauçp contratou ainda os seguintes serviços da Arcon: Firewall/VPN, de controle do tráfego nos segmentos protegidos; IPS – Sistema de Prevenção de Intrusos; Segurança na Web, monitoramento do acesso à internet e proteção contra vírus e códigos maliciosos; Gestão de vulnerabilidades e correlação de eventos.
- Serviços Gerenciados