No próximo dia 30 de abril, a Predictus, banco de dados judiciais, irá lançar uma solução integrada de jurimetria que dentre outros ações vai proporcionar que os usuários possam estimar prazos de processos e entender padrões em processos judiciais passados, tudo com base em estatísticas reais.
Com a jurimetria, atualmente, advogados podem prever o resultado de um processo mesmo antes de ajuizá-lo. Isso porque a plataforma utiliza dados reais de processos já julgados para calcular a probabilidade de sucesso, estimar qual será o tempo médio de duração e entender quais serão os valores envolvidos nas ações, dados que podem contribuir muito para estratégia jurídica.
Serão disponibilizadas na plataforma de jurimetria, duas formas de uso. Por exemplo, se o usuário já tem o número do processo, ele vai conseguir informar na plataforma, junto com a instância, e a jurimetria analisa casos semelhantes. Se a ação ainda não foi ajuizada, o advogado ou usuário terá à disposição o uso de filtros como tribunal, instância, classe e assunto para poder prever o resultado antes de iniciar o processo.