O CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares baseados em tecnologia CDMA e suas evoluções, anunciou que a base mundial de assinantes CDMA2000 já ultrapassou a marca de 250 milhões de usuários no primeiro trimestre deste ano.
Segundo a entidade, as operadoras CDMA2000 conquistaram mais de 25 milhões de novos assinantes nos três primeiros meses do ano, em grande parte devido ao forte crescimento da tecnologia nas Américas e na Ásia. O número de novos assinantes do padrão 1xEV-DO registrou aumento recorde de 6 milhões e já atende a mais de 30 milhões de usuários.
?Essa tendência deve se manter, pois a expectativa é de forte crescimento no uso do CDMA2000 em todos os mercados, com migração acelerada para sistemas de banda larga, introdução de soluções multimídia inteiramente baseadas em IP e rápida expansão da tecnologia nas freqüências 450 MHz e 2100 MHz?, avalia Perry LaForge, diretor executivo do CDG.
Durante os cinco anos que seguiram o início de sua comercialização, o CDMA2000, segundo o CDG, cresceu muito mais do que o GSM e o WCDMA. Alguns fatores que contribuíram para isso, segundo LaForge, foram solidez no desempenho, facilidade de migração, compatibilidade com sistemas mais antigos e uma ampla gama de serviços.
De acordo com o CDG, na América do Norte, o CDMA2000 detém 42% do mercado e na Ásia e América Latina, o padrão possui 13%. A Ásia continua sendo a maior região de CDMA2000 do mundo e, em razão do crescimento contínuo que vem sendo registrado no Japão e na Coréia, a tendência é de que a tecnologia continue na dianteira, aponta a entidade.
Ainda segundo o CDG, mais de 12% dos usuários de CDMA2000 utilizam o padrão 1xEV-DO. Na Coréia, 44% da base da SK Telecom é composta por usuários de 1xEV-DO. Recentemente, a Verizon Wireless dos Estados Unidos divulgou que 6,2 milhões de clientes ou 12% da base da operadora, utilizam serviços 1xEV-DO.
O padrão, diz a entidade, está em contínua expansão também na América Latina com 11 redes em funcionamento e crescimento trimestral de 40%. Analistas esperam que o 1xEV-DO alcance a marca de 60 milhões de usuários em todo mundo e que o número daqueles que utilizam o padrão para acesso em banda larga aumente em cerca de 20% até o fim do ano.
No fim de março, o número de assinantes cdmaOne e CDMA2000 chegava a 318 milhões, sendo 136 milhões na Ásia-Pacífico, 112 na América do Norte e na América Latina e Caribe, cerca de 64 milhões, um aumento de 40% só no último ano.