CDMA2000 atinge marca de 250 milhões de usuários 3G, diz CDG

0

O CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares baseados em tecnologia CDMA e suas evoluções, anunciou que a base mundial de assinantes CDMA2000 já ultrapassou a marca de 250 milhões de usuários no primeiro trimestre deste ano.

Segundo a entidade, as operadoras CDMA2000 conquistaram mais de 25 milhões de novos assinantes nos três primeiros meses do ano, em grande parte devido ao forte crescimento da tecnologia nas Américas e na Ásia. O número de novos assinantes do padrão 1xEV-DO registrou aumento recorde de 6 milhões e já atende a mais de 30 milhões de usuários.

?Essa tendência deve se manter, pois a expectativa é de forte crescimento no uso do CDMA2000 em todos os mercados, com migração acelerada para sistemas de banda larga, introdução de soluções multimídia inteiramente baseadas em IP e rápida expansão da tecnologia nas freqüências 450 MHz e 2100 MHz?, avalia Perry LaForge, diretor executivo do CDG.

Durante os cinco anos que seguiram o início de sua comercialização, o CDMA2000, segundo o CDG, cresceu muito mais do que o GSM e o WCDMA. Alguns fatores que contribuíram para isso, segundo LaForge, foram solidez no desempenho, facilidade de migração, compatibilidade com sistemas mais antigos e uma ampla gama de serviços.

De acordo com o CDG, na América do Norte, o CDMA2000 detém 42% do mercado e na Ásia e América Latina, o padrão possui 13%. A Ásia continua sendo a maior região de CDMA2000 do mundo e, em razão do crescimento contínuo que vem sendo registrado no Japão e na Coréia, a tendência é de que a tecnologia continue na dianteira, aponta a entidade.

Ainda segundo o CDG, mais de 12% dos usuários de CDMA2000 utilizam o padrão 1xEV-DO. Na Coréia, 44% da base da SK Telecom é composta por usuários de 1xEV-DO. Recentemente, a Verizon Wireless dos Estados Unidos divulgou que 6,2 milhões de clientes ou 12% da base da operadora, utilizam serviços 1xEV-DO.

O padrão, diz a entidade, está em contínua expansão também na América Latina com 11 redes em funcionamento e crescimento trimestral de 40%. Analistas esperam que o 1xEV-DO alcance a marca de 60 milhões de usuários em todo mundo e que o número daqueles que utilizam o padrão para acesso em banda larga aumente em cerca de 20% até o fim do ano.

No fim de março, o número de assinantes cdmaOne e CDMA2000 chegava a 318 milhões, sendo 136 milhões na Ásia-Pacífico, 112 na América do Norte e na América Latina e Caribe, cerca de 64 milhões, um aumento de 40% só no último ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.