A Ci&T Software, consultoria em projetos de software e terceirização de aplicações, conquistou o nível de maturidade de software CMMI-4 (Capability Maturity Model Integration), emitido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI), da universidade americana Carnegie Mellon. O selo vale para toda a empresa, o que é uma conquista inédita no Brasil.
Para contar sua experiência com todo o processo de preparação para adequação das exigências do SEI, Ci&T realizará um road show para outras empresas e entidades brasileiras. O evento conta com uma série de palestras e workshops e será itinerante.
?É uma forma de compartilhar conhecimento e crescer em conjunto com outras instituições brasileiras, consolidando o caminho para aumentar a qualidade do software no País e seu reconhecimento internacional?, declara Bruno Guicardi, COO da Ci&T.
Para conquistar o CMMI-4, a Ci&T precisou vencer alguns desafios. O primeiro deles foi a necessidade de se adequar, durante o processo de certificação, ao novo padrão CMMI, proposto pelo SEI. No início de 2005 houve ainda uma forte redefinição do modelo de negócios da Ci&T e todo o processo precisou ser revisado em função disso.
A Ci&T investiu R$ 400 mil para obter o CMMI-4. Os recursos foram aplicados em treinamento, preparação e adequação de processos que resultaram na aprovação pelo Lead Evaluator americano certificado pelo SEI, Mark Amaya – da Syncro PPT, no final do mês de abril.
A empresa prevê o retorno desse montante em 12 meses, com a redução de falhas que possam causar desvios de orçamento em projetos e o reforço de imagem com mais um índice de qualidade para a sua oferta de serviços.
A Ci&T planeja para o final de 2006 a conquista do CMMI-5, mais alto nível dessa certificação.