O International Software Testing Qualifications Board (ISTQB) anunciou no Brasil a criação do BSTQB (Brazilian Software Testing Qualifications Board). Trata-se de um braço da entidade no País para fomentar o reconhecimento da disciplina teste e qualidade de programas de computador.
O comando da entidade no País ficará a cargo de Osmar Higashi, um dos sócios-diretores da RSI Informática, especializada na área de teste e qualidade de software.
A criação do board brasileiro foi anunciada durante a StarEast, conferência mundial sobre teste de software, realizada na semana passada em Orlando (EUA). O BSTQB será uma organização sem fins lucrativos.
Criado oficialmente em novembro de 2002, em Edimburgo, Escócia, o ISTQB é o responsável por um programa de qualificação internacional chamado ?ISTQB Certified Tester?. O programa é baseado em sílabos (índices de melhores práticas) e há uma hierarquia de qualificações e guidelines para exames e certificações.
A instituição dá suporte a um programa internacional simples, mas universalmente aceito, seguido por profissionais de teste de software e sistemas, que são certificados pelos boards nacionais ? como o que acaba de ser oficializado no Brasil ? sob a supervisão da entidade.
Todo o processo é regulado por normas de acreditação e certificação seguidas pelos boards nacionais em suas várias versões válidas. ?A aceitação do BSTQB como membro do ISTQB é uma vitória do mercado brasileiro de TI como um todo, com maior reflexo para as empresas ligadas a teste e qualidade de software".
O BSTQB será apresentado oficialmente ao mercado brasileiro na próxima sexta-feira (26/5), durante o seminário ?Fronteiras da Tecnologia: teste, qualidade de software e certificação profissional?, que acontece em São Paulo.